Significado de Narcisismo

O que é Narcisismo

Narcisismo é um substantivo masculino com origem no termo Narciso, personagem da mitologia grega. Narciso era um jovem belo e indiferente ao amor. Conta-se a história que a ninfa Eco se apaixonou pelo jovem, porém Narciso a rejeitou, pois ele já estava apaixonado pela sua própria imagem que via refletindo na água.

Conta-se que Narciso acabou morrendo afogado – alguns dizem que cometeu suicídio, pois se jogou na água devido ao amor que sentia por seu reflexo.

A mãe Terra, posteriormente, o converteu em uma flor de mesmo nome.

O que é Narcisismo?

Com a própria ideia da lenda de Narciso, o significado de Narcisismo fica mais claro.

Narcisismo é um conceito encontrado na Psicanálise que designa um indivíduo que admira exageradamente sua própria pessoa – possuindo uma paixão excessiva por si mesmo. É um amor próprio exagerado e além da medida.

Narcisismo está relacionado ao autoerotismo – pois concentra uma atração ou instinto sexual sobre o próprio corpo.

Narcisistas se vangloriam de suas qualidades e outras características excepcionais (mesmo que não as tenham realmente). Os narcisistas ainda acreditam estar sempre certos e com razão – querendo ser sempre adorado e bajulado.

Pessoas que possuem essa característica de narcisista sempre se preocupam com elas mesmas o tempo todo e também com o que o restante do povo pensa a seu respeito.

Por isso, um narcisista é uma pessoa extremamente vaidosa, egocêntrica, solitária, fechada e orgulhosa.

Narcisismo segundo Freud

O termo narcisismo foi criado por Sigmund Freud.

Freud estudou e observou indivíduos que eram vaidosos ao extremo e muito identificados com seu ego – mostrando que tinham problemas de convívio com a sociedade e também problemas de desenvolvimento dentro dela.

Foi identificado por Freud e por outros psicanalistas, então, que o narcisismo era um transtorno emocional – que ficou conhecido com o Transtorno Narcisista da Personalidade.

Para a Psicanálise, o Transtorno Narcisista de Personalidade aparece em indivíduos que se identificam com suas fantasias, estando focados em contextos que estão relacionados ao poder e êxito, assim como necessitam estar (ou sentir-se) sendo admirados o tempo todo.

A Psicanálise ainda aponta que um narcisista é uma pessoa invejosa e pode prejudicar outras pessoas que (na visão deles) ameaça sua superioridade – já que uma pessoa que possui a característica de narcisista acredita que merece mais direitos e privilégios que os demais.

Pode-se ainda separar o narcisismo em duas etapas:

  • Narcisismo primário: quando uma criança pensa somente em satisfazer suas necessidades, não tendo capacidade de distinguir um mundo exterior. O indivíduo ocupa toda sua energia para se satisfazer.
  • Narcisismo secundário: quando uma criança entende e compreende que há um mundo exterior e consegue identificar o que lhe causa prazer o que lhe causa dor. Se a criança conseguir se desenvolver saudavelmente, o narcisismo é superado. Contudo, se não o superar, ela será um indivíduo sensível a críticas e opiniões que são contrárias as suas, além de ter baixa autoestima. 

O narcisismo secundário tem como característica o desenvolvimento do ego.

O significado de Narcisismo está na categoria Significados