Significado de natal

O que é natal

Natal é uma palavra que vem do latim natalis, palavra derivada do verbo nascor, que quer dizer “nascer”.

Assim, natal é dia do nascimento e, o aniversário pode se chamar também de aniversário natalício, já que é a comemoração do dia em que alguém nasceu. Nesta mesma linha de raciocínio, a cidade natal é a cidade onde alguém nasceu.

O que é o Natal

A festa cristã denominada Natal é anual e acontece sempre no dia 25 de dezembro. No Natal é comemorado ou relembrado o nascimento de Jesus Cristo.

Origem do Natal

A festa cristã do Natal foi estabelecida pelo papa Julio I, no ano de 350. Originalmente, a data servia à festa pagã romana anual de nascimento do Deus Sol, no solstício de inverno. Os cristãos associaram o Sol a Jesus e passaram a celebrar seu nascimento na data.

A Bíblia não menciona a data do nascimento de Jesus e alguns historiadores, a partir de relatos bíblicos, acreditam que Jesus tenha nascido em abril. O que se celebra no Natal não é especificamente a data exata do nascimento de Jesus Cristo e sim a encarnação do Verbo Divino entre os homens.

História do Natal

A história do Natal enquanto festa comemorada tem muito a ver com o início do cristianismo. O apóstolo Paulo iniciou sua evangelização em meio a gentios, ou seja, a povos que não eram judeus. Suas pregações foram bem sucedidas e converteram muitas pessoas no Império Romano, por isso, é dito que o catolicismo tem origem Romana.

Os novos cristãos passaram a perceber associações entre as divindades romanas e as cristãs. Uma das festas comemoradas pelos romanos era Dies Natalis Solis Invictis, ou o Dia do Nascimento do Sol Invicto. O adjetivo invicto dado ao sol remeteu os cristãos à Cristo, que não foi vencido pela morte. Assim, por associação, a vinda de Cristo passou a ser comemorada no dia 25 de dezembro.

Já a história do nascimento de Jesus Cristo pode ser encontrada no Novo Testamento da Bíblia. Conta nos livros que o Imperador havia decretado que fosse realizado um censo. José partiu da Galileia para Belém junto de Maria, grávida. A ida para Belém aconteceu porque essa era a cidade de Davi, e José era descendente de Davi, portanto, era lá que ele deveria estar para o censo.

Enquanto estavam em Belém, chegou o momento do nascimento de Jesus. Nenhuma hospedaria podia abrigá-los, pois não havia vagas. Assim, Jesus nasceu em um estábulo, foi enrolado em panos e colocado em uma manjedoura. Esta é uma imagem comum de ser encontrada representada nos presépios de Natal.

Próximo do local havia alguns pastores cuidando de seus rebanhos. Um anjo apareceu a eles, resplandecente em toda sua glória. O anjo deu as boas notícias: nasceu, na cidade de Davi, o Cristo, o Salvador. Ainda o anjo lhes disse que o bebê estaria envolto em panos, numa manjedoura.

De repente surgiu no céu mais uma multidão de anos que louvavam a Deus.

Significado dos Símbolos de Natal

Com o passar dos anos, a comemoração do Natal passou a incluir diversos símbolos característicos, como o presépio, que é a representação, através de imagens, da cena do nascimento de Jesus, com a manjedoura, Maria, José, os pastores e os três rei magos.

Árvore de Natal

Outro famoso símbolo natalino é a árvore de Natal. O costume de enfeitá-las surgiu em Estrasburgo, no ano de 1539. Acredita-se que o pinheiro tenha sido a árvore escolhida por possuir formato triangular, o que remete ao mistério da Santíssima Trindade.

A tradição das árvores de Natal só chegou à América Latina no século XX. Apesar de outros países utilizarem árvores naturais, no Brasil é mais comum que os pinheiros sejam de plástico, o que permite que uma árvore possa ser utilizada em diversos natais.

Papai Noel

A figura do Papai Noel surgiu por causa de um santo católico, São Nicolau, um bispo que viveu durante o século III. O bispo tinha o costume de, de forma anônima, ajudar financeiramente quem estivesse necessitado. Ele colocava nas chaminés das casas contempladas um saco recheado de moedas de ouro.

São Nicolau é retratado com roupas de bispo. A retratação atual do Papai Noel (ou Papai Natal em Portugal) deve-se a um comercial da Coca Cola, veiculado no século XX, que caracterizava Papai Noel como um velho gordinho, com roupas vermelhas, e gorro, todos com pontas brancas e peludas.

Estrela de Natal

A Estrela de Natal, que costuma ser colocada no topo das árvores de Natal, é a representação da estrela que surgiu no dia do nascimento de Jesus.

O evento é relatado no Evangelho de São Mateus: teria surgido uma brilhante estrela nos céus e ela teria servido como guia para que os reis magos encontrassem o menino Jesus.

Presentes de Natal

Assim como os reis magos deram presentes a Jesus (ouro, incenso e mirra) e como São Nicolau presenteava com dinheiro aqueles que precisavam, tornou-se costume que, no Natal, presenteiem as pessoas mais formas. É um dos modos de incentivar a alegria e o espírito de união que são próprios desse tempo.