Significado de Necessidade

O que é Necessidade

Necessidade é um substantivo feminino que designa tudo o que é imprescindível, indispensável, aquilo que não pode ser de outra forma, aquilo que é obrigatório não pela força da lei mas por que assim o é.

Necessidade é algo ao qual não se pode escapar, algo que tem que ser feito, que tem que ser cumprido, é um desejo irresistível, uma insatisfação que precisa ser satisfeita, uma carência que precisa ser suprida.

Aquilo que é útil ou conveniente também pode ser sinônimo de necessidade. Assim como a sensação de que algo importante falta, a falta de energia, a falta de alimento, também podem ser sinônimo de necessidade.

Podemos ainda entender a necessidade como a qualidade daquilo que é essencial, daquilo que é como é e não pode ser de outro jeito, diferentemente daquilo que é contingente, que é como está por força das circunstâncias e poderia ser de outra maneira. Por exemplo, beber água é uma necessidade, é essencial, beber refrigerante é contingente.

De forma popular podemos usar o termo “necessidades”, como uma maneira mais educada de se referir ao ato de urinar ou defecar.

Hierarquia das Necessidades de Maslow

Abraham H. Maslow foi um psicólogo americano que propôs uma hierarquia das necessidades humanas que se tornou muito conhecida e é bastante popular nos meios acadêmicos. Maslow organizou as necessidades como uma pirâmide, das mais essenciais e básicas ao ser humano, até as mais prescindíveis, que estão no topo da pirâmide e são poucos os que conseguem satisfaze-las.

Maslow propôs que os dois primeiros níveis da pirâmide estão compostos pelas necessidades básicas, primeiramente necessidades fisiológicas e em segundo lugar necessidades de segurança. A seguir teríamos as necessidades secundárias, necessidades sociais seguidas das necessidades de estima e por último teríamos a necessidade de auto realização, a mais difícil de saciar.

 

 

O significado de Necessidade está na categoria Significados