Significado de Nefrologia

O que é Nefrologia

Nefrologia é um termo que tem sua origem no grego antigo, mais especificamente das palavras "nephors" e "logia" que significam rim e estudo respectivamente. O significado de nefrologia na língua portuguesa remete a área de especialização médica que diagnostica e trata enfermidades no sistema urinário e nos rins.

O médico que se especializa nessa área é chamado de nefrologista. Esse profissional dedica-se, principalmente, a verificação do funcionamento do rim e ao diagnóstico de doenças que podem ocorrer nesse órgão.

Os rins possuem funções vitais para o funcionamento correto do sistema excretor, como filtragem do sangue, o controle de água e sal no corpo e a regulagem da pressão arterial.

O nefrologista também se empenha no tratamento de doenças que podem afetar diretamente o funcionamento ou que podem causar danos aos rins como a hipertensão e a diabetes.

O uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, de forma inadequada e constante, também pode trazer vários problemas renais e a nefrologia preocupa-se em diagnosticar essas doenças precocemente para que elas não se agravem.  

As disfunções renais acontecem efetivamente no néfron, também chamado de nefrónio, que nada mais é do que a menor unidade renal responsável diretamente pela filtração do sangue e da formação da urina. As situações adversas no néfron podem ser causadas por várias patologias como a insuficiência renal, o cálculo renal, a diálise peritoneal, entre outras.

Um problema recorrente na nossa sociedade atual e o atraso no diagnóstico das doenças renais, muitas vezes pela negligência da população ou pelo encaminhamento tardio de médicos especialistas em outras áreas.

A hemodiálise é um tratamento comum e eficaz no ramo da nefrologia. É indicada quando os rins não estão conseguindo cumprir todas as suas atividades normais.

A hemodiálise funciona através de um equipamento específico que simula um rim artificial, assim sendo, o sangue vai sendo filtrado de forma que todas as substâncias tóxicas são retiradas. Dessa forma, as funções dos rins são realizadas externamente para que depois o sangue retorne para o corpo mais limpo.

O ser humano possui dois rins, porém se esses não conseguirem cumprir suas funções e a hemodiálise passar a ser vital para o paciente, um transplante renal pode ser indicado. Nesse caso, a pessoa passa a viver com um só rim, o que é totalmente possível, entretanto ela terá de levar uma vida extremamente saudável, onde a ingestão de pouco sal e muita água será indispensável para que esse órgão não acabe sobrecarregado novamente.

Mesmo com vários tratamentos e a possibilidade de transplante renal o mais indicado é que patologias renais sejam diagnosticadas e tratadas no estágio inicial, até mesmo porque esses tratamentos são muito invasivos e emergenciais e podem trazer mudanças radicais no dia a dia do paciente. Assim, comparecer ao nefrologista periodicamente é indicado para pessoas com mais de 40 anos ou que tenham um histórico familiar de casos de doenças renais. 

O significado de Nefrologia está na categoria Significados