Significado de Neoliberalismo

O que é Neoliberalismo

Neoliberalismo é uma palavra composta por justaposição. Neo é uma palavra latina que quer dizer novo. Liberalismo vem de liberdade e é um conceito aplicado à economia.

Assim, neoliberalismo é uma nova forma de liberalismo.

O que é Neoliberalismo

Neoliberalismo, de maneira simples, é uma forma de ver e julgar o mundo social, que é, em apenas uma redefinição do liberalismo clássico. Ou seja, o neoliberalismo é apenas uma revisitação do movimento surgido em 1789, na Europa pós Revolução Francesa. O liberalismo tem a intenção de defender os conceitos de autonomia individual e liberdade em sentidos econômicos e políticos.

Foi no Colóquio Walter Lippman, em Paris, no ano de 1938, que o termo neoliberalismo surgiu pela primeira vez. Que o disse foi o alemão Alexander Rustow, sociólogo que se referia a uma redefinição do liberalismo clássico do século XVIII.

Apesar de Alexander ser alemão, a primeira nação a adotar o neoliberalismo foi a Inglaterra, sob o comando da “dama de ferro”, Margareth Thatcher. A terra da rainha aprovou leis parlamentares que revogavam os privilégios dos sindicatos e privatizavam as empresas estatais. Com essas atitudes, a libra esterlina, moeda inglesa, conseguiu ficar estabilizada.

Até a década de 1960, o Neoliberalismo era um conceito bastante divulgado por economistas norte-americanos e europeus em busca de adaptar as ideias do liberalismo a uma sociedade acostumada a um Estado regulador e assistencialista.

Após um tempo o neoliberalismo passou a defender um mercado com liberdade total e um Estado que interferisse muito pouco na economia. A intervenção estatal só deveria acontecer em setores que fossem considerados como essenciais para o funcionamento do Estado.

O neoliberalismo é capaz de garantir o desenvolvimento econômico de um país e, por consequência, o crescimento econômico e social do mesmo. O liberalismo dá liberdade de ação ao mercado e atrai empresas.

Os ideais neoliberalistas, a partir da década de 1970, passaram a fazer parte do conjunto de medidas políticas que foram estabelecidas pelo Banco Mundial e pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).

O neoliberalismo, em linhas gerais, é um sistema que impede que o governo interfira no mercado, defende a privatização das estatais, a livre circulação de capitais, a abertura econômica e o fim do protecionismo. Defende ainda a diminuição dos impostos e o incentivo à produtividade.

Neoliberalismo no Brasil

No Brasil o neoliberalismo chegou tardiamente e só começou a ser implantado quando Fernando Henrique Cardoso assumiu a presidência.

A princípio, a medida neoliberal era privatizar as muitas empresas estatais, para que o Real, moeda recente, pudesse permanecer com o mesmo valor do dólar americano.

As políticas sociais foram primeiramente implantadas no governo Fernando Henrique, embora tenham sido ampliadas com o governo Lula.

A política econômica que rege o Brasil durante os governos Lula e Dilma foi se afastando das ideias neoliberais, com o Estado tendo mais poder na economia, a especulação da volta da CPMF e a falta de uma regulação eficaz para cartéis e monopólios.

Neoliberalismo e globalização

A globalização teve início após o fim da Segunda Guerra Mundial e mudou a forma como as pessoas se comunicam, além de aumentar a rapidez na transmissão de informações.  

A globalização está bastante ligada ao conceito do neoliberalismo, pois este sistema econômico incentiva um mercado aberto, com a entrada de empresas estrangeiras nos países, em busca de aumento de produção e de um novo mercado.

O aumento da produção e das vendas gera a necessidade de uma produção ainda mais rápida, o que resulta na busca e produção de novas tecnologias, o que, em geral, acontece em outro país.

Tudo isso contribui para o aumento do consumismo e o consequente aumento da circulação de capital entre países, um fruto da globalização e do neoliberalismo.

A liberdade econômica proporcionada pelo neoliberalismo não deixa o Estado de mãos atadas: é possível que haja interferência estatal caso seja necessário para impedir que aconteçam desequilíbrios financeiros ou negociações que possam interferir no bom andamento e desenvolvimento da economia do país.

Neoliberalismo e educação

A política econômica neoliberal também exerce influência na área da educação e isso porque pede a modernização da escola para poder atender às necessidades do mercado e para manter-se no padrão das escolas ao redor do mundo.

Assim, as escolas costumam buscar a modernização e capacitação de alunos e professores através da inserção de laboratórios de informática, mais disciplinas de língua estrangeira, quadros interativos, tópicos sobre programação de computadores e outras coisas do tipo. Algumas escolas, seguindo o modelo universitário, possuem ainda programas de incentivo a pesquisas.

Assim, a escola trabalha a favor da globalização e da transformação do aluno em um cidadão do mundo, dando a ele liberdade e autonomia para questionar os problemas do mundo, sendo sociais, culturais, econômicos, ou técnicos. O sistema neoliberalista pede por cidadãos que tenham iniciativa e ideias empreendedoras para obterem destaque no mercado.

O significado de Neoliberalismo está na categoria Significados