Significado de Nidação

O que é Nidação

Nidação é um substantivo feminino. O termo vem do Latim nidus, que significa “ninho”.

O que é Nidação:

O significado de Nidação descreve o momento em que há a fixação ou a implantação do blastocisto (óvulo fecundado) no endométrio (na parede interna do útero). Este processo de movimentação do óvulo até o útero pode levar em torno de 4 a 15 dias, após a fecundação.

Portanto, o óvulo sairá do ovário e se encontrará com o espermatozoide nas trompas de Falópio, ocorrendo o momento da junção entre eles. É a partir desse ponto que há a movimentação do óvulo fecundado até o endométrio – é fundamental que ele se fixe no útero para crescer e se desenvolver (será somente no útero que ocorrerá uma gravidez adequada).

O endométrio, para receber o óvulo fecundado, ficará mais espesso através dos hormônios ovarianos. Se a nidação não ocorrer, haverá a menstruação – que é a descamação do endométrio.

O óvulo passará a ser chamado de embrião a partir do momento a nidação até a oitava semana de gravidez. Dessa semana em diante, até o nascimento, ele receberá o nome de feto. A confirmação da gravidez pode ser feita através de exames – os mais conhecidos são os testes de urina e o de sangue: ambos irão analisar se há a produção do hormônio coriônico gonadotrófico (HCG).

Normalmente, o sintoma mais comum da nidação é um leve sangramento que pode durar aproximadamente 3 dias – isso pode fazer com que muitas mulheres confundam com menstruação e, após um tempo, recebem a notícia positiva de gravidez.

Para distinguir, o sangramento da nidação irá te rum aspecto aquoso, de cor marrom, como se fosse uma borra de café. Além deste, um outro sintoma que pode surgir são as cólicas, mas isso varia de mulher para mulher.

É importante procurar auxílio médico se ocorrer casos de sangramentos intensos fora do período e por mais de 3 dias, além de quaisquer outros sintomas desagradáveis.

O significado de Nidação está na categoria Significados