Significado de Nirvana

O que é Nirvana

Nirvana é uma palavra que, em sânscrito, denomina o estado de libertação do sofrimento humano. É um conceito do Budismo que tem o significado de “sopro”, um estado mental que o homem deve atingir para superar o apego aos sentidos, às coisas materiais.

O que é Nirvana?

O Nirvana é a superação da existência do espírito enquanto encarnado, buscando a pureza e a paz interior, ou seja, a essência da vida. Para os budistas, o Nirvana é o estado de libertação que o homem consegue em sua busca do espiritual, do divino. Além de “sopro”, Nirvana também pode ser traduzido como “extinção”, como um estado de término de sofrimento.

O Budismo considera o Nirvana um de seus temas fundamentais, mostrando a possibilidade de um estado eterno de graça para a alma, sendo considerado como uma forma de superar o karma, a condição humana de sofrimento.

Ao alcançar o estado de Nirvana, o homem renuncia ao apego material, um estágio da alma que não eleva o espírito e que traz apenas sofrimentos. Entrando em estado de meditação, o ser humano consegue percorrer os passos necessários para atingir o Nirvana, que é considerado como a última etapa para o estado de graça plena dos praticantes do Budismo.

Segundo os budistas, Sidarta Gautama, o Buda, descreve o Nirvana como um estado de plena paz, de calma, de pureza de pensamentos e de libertação, trazendo a transgressão do estado físico e a elevação espiritual, fazendo com que o homem acorde para a realidade.

O Hinduísmo também se utiliza do Nirvana para o conceito de moksha, a libertação do ciclo de morte e reencarnação, havendo diversas citações sobre o tema nos textos tântricos, principalmente no Bhagavad Gita, seu livro mais sagrado. Os conceitos de Nirvana, no entanto, são diferentes entre os hinduístas e os budistas: enquanto no budismo é o estado de graça e de serenidade da mente, no hinduísmo é a quebra do samsara, o processo contínuo de renascimento a que a alma se obriga.

Entre os ocidentais, Nirvana é utilizado no sentido amplo, designando uma pessoa que vive em estado de paz interior, que não se deixa influenciar pelo mundo externo, empregando-se também o termo como a libertação dos traços negativos, livrando-se de tormentos e de sentimentos como inveja, egoísmo, raiva, que impedem o ser humano de viver em paz.

No sentido figurado, Nirvana é um termo usado em tom depreciativo para indicar uma pessoa que está em estado apático, inerte, sem iniciativa.

Nirvana, banda de rock

Nirvana também é o nome de uma banda de rock norte-americana, que tinha como vocalista Kurt Cobain, que se suicidou em 1994, encerrando as atividades do grupo. A banda foi formada em Aberdeen, no Estado de Washington, e fez muito sucesso nas décadas de 1980 e 1990. Depois da morte do líder, diversos discos ainda foram lançados, mantendo o sucesso da banda até a atualidade.

Uma das mais conhecidas composições do grupo, “Smells Like Teen Spirit”, faz parte do segundo disco da banda, lançado em 24 de setembro de 1991. Dave Ghrol, vocalista da banda de enorme sucesso, Foo Fighters, era o baterista do Nirvana, que também era composta pelo baixista Krist Novoselic.

O significado de Nirvana está na categoria Significados