Significado de Nostalgia

O que é Nostalgia

Nostalgia é um substantivo feminino. O termo tem origem na junção de duas palavras gregas: nostos, que significa “voltar para casa” com o vocábulo algos, que significa “dor”. Para os gregos antigos, a palavra indicava a dor daqueles que realizavam longas viagens.

significado de nostalgia

O significado de Nostalgia pode ser explicado como um estado de profunda tristeza gerado pela sensação de saudade ou falta de algo. Pode ser associado a um momento vivido ou mesmo com pessoas que estão distantes.

Isso quer dizer que nostalgia é uma saudade idealizada – podendo ser irreal – de momentos que foram vividos no passado que também influencia no desejo de regressar ao local, graças às lembranças felizes.

Nostalgia é um sentimento melancólico que pode ser visto em pessoas que moram longe da terra natal e que, consequentemente, sentem falta do país, do lar e de outras coisas que são familiares para elas.

A nostalgia, no início da Era Moderna, era vista como uma condição médica já que era relacionada com a melancolia. O Romantismo foi marcado pela nostalgia, pois era um movimento cultural que tinha manifestações românticas em áreas da literatura, artes plásticas e arquitetura.

Saudade e nostalgia são diferentes. A saudade é voltada para um momento ou pessoa específicos e pode ser suprida ao estar na presença do indivíduo ou repetir uma situação. A nostalgia, contudo, não tem como ser superada, pois não há como suprir uma visão idealizada do passado (de determinado período da vida).

A nostalgia ainda afeta o comportamento dos indivíduos e é bem mais forte que a saudade.

Geralmente, a nostalgia é gerada também através de lembranças da infância, como, por exemplo, de jogos, programas de televisão, brincadeiras ou brinquedos. Esses momentos vividos quando criança estimulam a nostalgia fortemente.

Rotinas familiares e épocas escolares também são momentos em que a nostalgia aparece. Exemplo: “Minha filha está nostálgica desde que perdeu o pai. Ela se lembra com frequência e com muita tristeza do tempo que passavam juntos.”