Significado de Número de ouro

O que é Número de ouro

Número de ouro é uma expressão. Número é um substantivo masculino que vem do Grego nemein, verbo que quer dizer “dividir, dar a cada um o que lhe toca”. Ouro também é um substantivo masculino, mas sua origem vem do Latim aurum, derivação de uma raiz Indo-Europeia auso-, enquanto que no Grego era khrysós.

O significado de Número de ouro conceitua um número irracional, real e constante, que retrata matematicamente a plenitude da natureza. Misterioso e enigmático, o número de ouro surge em uma infinidade de fundamentos que por muitos é considerada como uma “oferta de Deus ao mundo”.

O número de ouro é retratado pela letra grega phi (Φ) que é a inicial de Fídias, arquiteto e escultor responsável pela construção do Parthenon, em Atenas, na Grécia.

Tal número também pode ser denominado de proporção áurea, razão áurea ou ainda número áureo – seu estudo vem desde a Antiguidade, principalmente pela existência desse número como base em várias construções gregas e obras de arte.

Com várias aplicações, o número de ouro passou a ser bastante importante para escritores e artistas, além de objeto de estudo para pesquisadores.

Suas propriedades foram mais exploradas e aperfeiçoadas no começo do século XIII por outros estudiosos gregos, entretanto o destaque se deu através de um matemático italiano Leonardo Fibonacci que fez a descoberta de uma sequência infinita de números, em que a divisão entre os termos sempre consistia na aproximação do número 1,6180 (o famoso “número de ouro”).

Ao desenhar um retângulo, cujos lados possuem uma razão entre si igual ao número de ouro, esse retângulo poderá ser dividido em um quadrado e em outro retângulo, em que esse terá também, a razão entre os dois lados idênticas ao número de ouro. Ou seja, é a razão constante se mantendo repetida e indefinidamente.

A descoberta foi feita a partir de um estudo no crescimento de uma população de coelhos. Logo, Fibonacci intrigou-se com a relação e percebeu a sequência de números em diversos outros elementos da natureza, como pétalas de rosas, caules de árvores e nas conchas em espiral, etc.

Na área artística, alguns famosos quadros de Leonardo da Vinci contêm a “proporção divina” (número de ouro), como Monalisa e Homem Vitruviano.

O significado de Número de ouro está na categoria Significados