Significado de O bom filho a casa torna

O que é O bom filho a casa torna

O bom filho a casa torna é um dito popular muito usado quando se quer dizer que alguém voltou a fazer algo que já fazia antes, ou que retornou às suas origens, visitou ou esteve em algum lugar habitual. A frase possui 24 letras, 15 consoantes e 9 vogais.

Por mais que a regra gramatical da língua portuguesa nos ensine que devemos usar a crase quando um artigo e uma preposição iguais passam a se fundir (a+a), nesta frase, não se utiliza a crase, pois não há artigo antes de “casa” sendo o “a” uma preposição que passa a reagir com o verbo “tornar” e “casa” possui o sentido de habitação, dispensa-se assim, o uso de um artigo para se fundir com a preposição “a”, eliminando-se o uso da crase.

Na esfera religiosa o significado de o bom filho a casa torna está amplamente ligado à parábola do bom samaritano.

Parábolas são pequenas narrativas que transmitem lições de moral através de alegorias, elas possuem vários simbolismos em que cada elemento da história e tem seu próprio significado, elas são muito conhecidas na literatura oriental.

Jesus Cristo em seus sermões sempre se utilizava de parábolas para ensinar seus apóstolos e discípulos, pois ele acreditava que dessa forma seus ensinamentos seriam de mais fácil compreensão.

Parábola do bom samaritano

A parábola do bom samaritano ou filho pródigo (que tem como significado extravagante), foi contada por Jesus para ilustrar a uma multidão que o seguia - que a compaixão deveria ser aplicada a todas as pessoas.

Ela conta a história de um homem rico que tinha dois filhos quando de repente um deles resolveu pedir a sua parte na herança de modo antecipado, com o dinheiro em mãos ele resolveu sair da casa de seu pai, abandonando todas as mordomias que teve para poder aproveitar as luxúrias que o mundo podia-lhe oferecer.

Após algum tempo de divertimento, ele acabou gastando todo o dinheiro que recebeu e se vê sozinho em um lugar desconhecido, tendo que trabalhar cuidando de porcos e passando fome, e passando assim a lembrar-se da fartura a qual ele vivia anteriormente.

Vendo sua terrível situação ele resolve voltar para a casa de seu pai, mesmo que fosse para trabalhar como um de seus empregados.

Ao retornar para casa extremamente arrependido de trocar sua família por coisas mundanas, ele pediu perdão a seu pai, tamanha foi a sua surpresa quando foi recebido por ele com muita alegria, roupas novas e uma grande festa em comemoração ao seu retorno.

Nesse momento o filho mais velho questiona seu pai; por que ele que sempre esteve ao seu lado nunca foi tratado com tanta felicidade, enquanto que seu irmão que acabou com tudo que tinha, estava recebendo de tudo o melhor.  

Sabiamente o pai diz que ele sempre foi motivo de felicidade por estar sempre ao seu lado o auxiliando em todas as coisas, mas aquele dia era de festa, pois o seu filho que jaz morto, reviveu, ele estava perdido e foi achado e assim o ditado proveio desse fato, onde o bom filho a casa torna.

O significado de O bom filho a casa torna está na categoria Significados