Significado de Objeção

O que é Objeção

Objeção é a ação de se opor ou o que se opõe, o que se posiciona de forma contrária ou de modo a apresentar resistência ou contestação.

O que é Objeção

Objeção é um substantivo feminino, e significa que algo atrapalha ou se contrapõe a um argumento, existe um obstáculo ou oposição, pode ser o mesmo que réplica e ao mesmo tempo pode ser sinônimo de obstrução, de refutação, contraposição, questionamento.

Uma objeção se apresentará em forma de argumentos que buscarão demonstrar falhas em uma ideia, por exemplo, ou ainda para demonstrar que uma situação ou contexto é inconveniente.

Da mesma forma, diante de uma proposição dada, alguém pode argumentar de maneira a contradizê-la, de forma a apontar onde está sua falha ou incongruência, e isso é uma objeção ou óbice.

Vemos então que fazer uma objeção é o mesmo que tomar uma posição contrária diante de uma ideia, teoria ou fato, é argumentar de forma a revelar oposição, é apresentar argumentos que sirvam de obstáculo. Quando se faz uma objeção, procura-se argumentar de forma a rebater o que foi exposto por um adversário, demonstrando as falhas de sua tese e às vezes apresentando também uma ideia melhor do que aquela a que se faz a objeção.

Quando os políticos votam a favor de aumentar os seus salários, a imprensa e a população em geral passam a apresentar argumentos contrários a essa ideia, fazem objeção a ela, por exemplo. Quando a filha de 15 anos quer sair sozinha com o namorado seus pais podem fazer objeção a essa ideia.

O significado de Objeção está na categoria Significados