Significado de Obscuro

O que é Obscuro

Obscuro é um adjetivo e pode usado como sinônimo de escuro ou escuridão, com o mesmo sentido de falta de claridade ou ausência de luz.

O que é Obscuro

A palavra obscuro, além de se referir à falta de luminosidade, pode também ser usada em outras acepções, contudo com um sentido análogo ao original.

Assim, obscuro pode ser um conceito que não foi compreendido ou que é difícil de se compreender, algo que não está claro, que não é evidente a razão. Um tema, um filme, uma teoria, uma explicação, enfim, qualquer coisa que soe confusa ou enigmática pode ser algo obscuro.

O termo obscuro também pode ser usado para fazer referência ao que é sombrio, inquietante, duvidoso, medonho, sem futuro, incerto, tenebroso, lúgubre.

Uma outra acepção para obscuro é aquela em que a palavra pode ser usada como sinônimo daquilo que está encoberto, do que é ignorado, desconhecido, misterioso, aquilo a respeito do que não se tem informações.

Algumas vezes ainda o termo obscuro pode ser usado par se referir a uma condição social modesta, destituída de nobreza, simples, humilde, singela.

Em física temos ainda o conceito de calor obscuro, que é o nome que se dá ao calor que é emitido por um corpo sem que haja a emissão de luz. E assim teríamos o calor luminoso e o calor obscuro.

Entre os sinônimos de obscuro podemos citar: enigmático, misterioso, oculto, ilegível, incompreensível, ininteligível, desbotado, incongruente, desconhecível, ignaro, nebuloso, vago, enevoado, fosco, turvo, nevoento, nublado, apagado, ambíguo e etc.

O significado de Obscuro está na categoria Significados