Significado de Obséquio

O que é Obséquio

Obséquio é uma forma culta de dizer favor. A palavra obséquio está quase em desuso na língua portuguesa, já foi uma forma elegante pra se referir ao ato de pedir ou prestar um favor, contudo, hoje raramente é usada, e quando aparece, soa como uma forma simpática e quase brincalhona de se expressar.

O termo obséquio é o mesmo que gentileza, benefício, favor. É qualquer ato de boa vontade, qualquer coisa que fazemos sem interesse próprio simplesmente com o interesse de prestar algum tipo de ajuda a alguém.

Podemos dizer que obséquio é o mesmo que amabilidade, o mesmo que cortesia. Pode ser entendido como um ato de fineza; aquele tipo de comportamento ou atitude que revela polidez, gentileza ou delicadeza, podemos chamar de obséquio.

Assim, qualquer serviço prestado de forma desinteressada, um favorecimento sincero de outrem, podemos entender como obséquio. Assim como algo ofertado gratuitamente. Obséquio é, então, a ação de obsequiar ou o seu resultado.

Em seu uso, em geral, a palavra obséquio aparecerá na expressão por obséquio, que tem o mesmo sentido de “por favor”, podendo ser usada em sua substituição sempre que estamos pedindo um auxílio, uma força, aquela mãozinha. Por exemplo: “Amigo, desculpe-me incomodar, mas por obséquio o senhor poderia puxar a cordinha para que eu possa descer. Fico no próximo ponto.”

Podemos ainda enumerar algumas palavras que servem como sinônimo para obséquio, dentre elas encontramos: gentileza, permissão, afabilidade, fineza, licença, cortesia, favor, boa vontade, amabilidade, educação, atenção, delicadeza, polidez e graciosidade.

O significado de Obséquio está na categoria Significados