Significado de Obtuso

O que é Obtuso

Obtuso, no âmbito da geometria, refere-se ao ângulo aberto, que difere do ângulo reto, que é perfeito, ou do ângulo agudo, que é fechado. O ângulo obtuso tem uma medida entre 90º e 180º. O ângulo reto tem 90º e o ângulo agudo será sempre inferior a 90º.

O termo obtuso pode ser usado ainda para designar algo que não é pontiagudo, que não tem bico ou uma ponta sobressalente. Designa aquilo que é arredondado, rombo, torneado.

A palavra obtuso pode ser usada também para se referir a uma pessoa rude, de pouca educação, grosseira, que não apresenta modos. Obtuso é aquele tipo de pessoa que não sabe como se comportar nas situações sociais, é estúpido, rude.

Podemos dizer ainda que obtuso é algo ou alguém tosco, indelicado. Uma pessoa sem sensibilidade, sem cultura. Algo que está mal feito ou mal acabado. Uma pessoa sem Inteligência, de pouca capacidade intelectual, burra, tapada, ignorante, também pode ser considerada uma pessoa obtusa.

Outros sinônimos para a palavra obtuso podem ser ainda: idiota, imbecil, iletrado, tanso, incapaz, incompetente, bárbaro, rústico, otário, besta, ingénuo, tolo, lerdo, desajeitado, xucro, bruto, descortês, duro, intratável, leigo, palerma, selvagem, incapaz, inábil, arisco, imprudente, bobo, pateta, fútil e etc.

O significado de Obtuso está na categoria Significados