Significado de Ocioso

O que é Ocioso

Ocioso é um adjetivo substantivo que significa que algo ou alguém está em estado de ócio. Ocioso advém de ócio e ociosidade, sendo que alguém ocioso é uma pessoa que não tem nenhuma ocupação, não tem nada para fazer ou mesmo realizar. O ócio com relação às atividades humanas é temporário, ou seja, após determinado tempo haverão novas tarefas para serem realizadas, fazendo com que o indivíduo deixe o seu estado ocioso.

Quando se tem um período vago em determinado ambiente utiliza-se a expressão tempo ocioso. Tal fenômeno pode ocorrer em qualquer lugar, sejam no ambiente do lar ou em organizações dos mais variados tipos. Tempo ocioso é aquele onde não há nada para ser feito. Em uma empresa, por exemplo, o tempo ocioso é algo extremamente prejudicial, uma vez que todos os funcionários são pagos para trabalhar.

Ter pessoas pagas, mas que não têm nada para fazer durante determinado tempo, ou seja, deixando-lhes ociosas, significa perder recursos (financeiros e humanos). O ócio também pode ser considerado tempo livre saudável para as pessoas. Todavia, tornar-se ou ser ocioso é algo que pode ser prejudicial.

 

O significado de Ocioso está na categoria Significados