Significado de Ocultismo

O que é Ocultismo

Ocultismo é o termo utilizado para designar a busca pelo conhecimento e pelas atividades sobrenaturais. É tentar desvendar ou solucionar o mistério que nos rodeia.

O que é ocultismo:

Também é designada como a ciência que procura estudar os fenômenos e as causas de coisas ocultas. A busca por explicações sobre fenômenos que as leis e nem o homem ainda não conseguiram esclarecer.

Significado de ocultismo

Um dos principais objetivos do ocultismo é tentar descobrir os segredos da natureza e do ser humano, buscando encontrar uma presença espiritual e superior.

O ocultismo possui um grupo grande de ciências ocultas. Como por exemplo:

  • Alquimia: ciência da Idade Média que designa a arte de transmutação dos metais. Um alquimista era uma pessoa que possuía extrema sabedoria sobre várias áreas, principalmente sobre química, física, astrologia, medicina e religião.
  • Astrologia: possui o poder da adivinhação. Estuda os astros e também, segundo alguns, está ligada às religiões relacionadas com “feitiçarias”. A astrologia trouxe grandes contribuições para as ciências exatas para o mundo contemporâneo. 

A arte da adivinhação, a magia e a cabala são exemplos de ciências que buscam desvendar o sobrenatural. Porém, nem sempre são vistas com bons olhos pelas regras da ciência positiva.

A levitação e a telepatia também são ciências que mantêm íntima relação com o ocultismo, apesar de nunca terem sido comprovadas.

O ocultismo pode estar vinculado a um grupo de sistemas filosóficos e artes misteriosas fundamentadas em sociedades secretas. Existem muitos indivíduos que fazem relação do ocultismo com o satanismo e à magia negra, como também com a sociedade secreta dos Iluminatis, embora não haja comprovação de tais fatos.

A palavra oculto está relacionada com o que é secreto e misterioso. Deve ser por isso que o ocultismo provoca tanta curiosidade e interesse nas pessoas, pois o ser humano está sempre em busca de respostas para coisas que não consegue explicar.  

A cartomancia é a arte de prever o futuro. Muitas pessoas acreditam no poder das cartas e buscam por soluções de seus problemas com a ajuda das mesmas.  

No mundo, há grandes especulações sobre o poder sobrenatural e o interesse em tentar desvendá-lo. Um bom exemplo da influência do poder das forças ocultas e místicas está relacionado aos nazistas, pois estes manifestavam grande interesse por coisas e objetos que carregavam o poder arcano.

Nos desenhos da Disney também existem especulações da presença de seres sobrenaturais que podem trazer símbolos e mensagens carregadas de coisas ocultas.

O ocultismo no rock também é muito explorado. Os adeptos do rock heavy metal, por exemplo, costumam, muitas vezes, serem associados com o mundo subterrâneo, com coisas do mal, sendo acusados de carregam mensagens subliminares escondidas dentro das letras de suas canções. 

O significado de Ocultismo está na categoria Significados