Significado de Oculto

O que é Oculto

Oculto qualifica aquilo que está escondido, o que não se pode enxergar, o que é secreto. A palavra oculto pode ser sinônimo de encoberto, ignorado, obducto, incógnito, velado, sonegado, latente, coberto, acaçapado, confidencial.

Temos que oculto pode ser o diagnóstico de uma moléstia ou o caminho que leva a casa de um parente; pode ser um franco-atirador à espera do comando superior ou o conjunto de algarismos da senha que permite você acessar as suas redes sociais.

O Lado Oculto da Lua

A rotação da lua e da terra estão sincronizadas de modo que uma mesma face da lua está sempre virada para o nosso planeta, isso faz com que exista um hemisfério inteiro de nosso satélite natural que jamais é visto da Terra, que fica sempre oculto. Por seu caráter misterioso, o lado oculto da lua inspirou teorias e artistas em todo o mundo, como por exemplo o grupo Pink Floyd, em seu aclamando disco The Dark Side of the Moon.

Ocultismo

A palavra oculto também está intimamente ligada à ideia e o conceito de ocultismo. O ocultismo compreende uma série de práticas e conhecimentos milenares que estão escondidos, ocultos da maioria da população e por isso recebe esse nome.

Os ocultistas pesquisam temas como magia, astrologia, cabala, alquimia, hermetismo, tarô, espiritismo e buscam em seus estudos entender com mais profundidade o funcionamento do universo e de si mesmos.

A ciência acadêmica não vê nesses conhecimentos ocultos muito mais do que superstições e mitos literários, contudo, adeptos dessas ciências esotéricas não tem sido poucos em nossos dias.

O significado de Oculto está na categoria Significados