Significado de Odisseia

O que é Odisseia

Odisseia é o substantivo feminino que dá nome à uma viagem cheia de aventuras e também a uma série de acontecimentos variados da vida e que são considerados anormais. Odisseia também é o nome de um dos principais poemas épicos da Grécia Antiga, que é atribuído ao poeta Homero. Esse poema é uma continuação de Ilíada, obra escrita pelo mesmo autor.

A palavra odisseia deriva de Odysseus ou Odisseu, herói da Guerra de Troia, também chamado de Ulisses, e que é o protagonista do poema de Homero.

O poema Odisseia é dividido em três partes. A primeira parte, que recebe o nome de “Telemaquia”, conta sobre Telêmaco, o filho de Ulisses e Penélope. Nesse primeiro período, Ulisses não aparece, somente é citado, porque estava rumo à Guerra de Troia.

Na segunda parte são relatadas as aventuras que Ulisses teve nessa sua viagem, onde aparece também a deusa da sabedoria, da razão e da guerra, Atena. Já a terceira e última parte, conta sobre o retorno de Ulisses à Ítaca depois da guerra, após vinte anos de ausência.

Ulisses queria retornar e não ser reconhecido, portanto, ele se disfarça para poder andar por entre o povo. Em pouco tempo, ele fica sabendo de todas as traições que sofreu na sua ausência e juntamente com Telêmaco, vai exterminando todos os traidores e acaba por reassumir o seu trono.

Algumas teorias indicam que Homero não escreveu de fato o poema, ao passo que naquela época, século IX a.C., a escrita ainda não existia na Grécia. Então o que haveria ocorrido é que o poema foi pensado por Homero e transmitido oralmente durante séculos por contadores de poemas da Grécia Antiga, até que o estadista Pisístrato (605-527 a.C.) mandou registrá-lo no papel.

Odisseia também é um termo usado no sentido figurado para designar uma viagem com aventuras inesperadas e extraordinárias.

O significado de Odisseia está na categoria Significados