Significado de Offshore

O que é Offshore

Offshore é uma palavra de origem inglesa que significa literalmente “no mar”.

O que é Offshore:

O significado de Offshore, em tradução ao português, pode ser definido como “afastado da costa”.

O termo offshore ainda pode ser utilizado na área financeira: se refere à prática de atividades de organizações (chamadas de offshore companies) que possuem interesse em expandir seus negócios em campos que podem oferecer mais recursos. Empresas que possuem sede, serviços administrativos e de contabilidade em um país distinto, ao mesmo tempo em que suas atividades são realizadas em outro são denominadas de offshore.

Nesse caso, essas empresas que utilizam desse mecanismo – especialmente para obter mais lucro e pagar tributações menores para o governo – podem se inserir em três categorias:

  • Nil Tax Havens: não existe imposto de renda, nem sobre sociedade e lucros,
  • Source Exempt Havens: as tributações são geradas no local, ou seja, há isenção de tributação quando há comprovação que a renda é originária de fonte estrangeira.
  • Low-Tax Havens: uma organização pode obter vantagens fiscais em casos, como, por exemplo, em royalties e ganhos de capital. Pode também recorrer aos tratados de dupla tributação.

Ainda, offshore também está associado a empresas de exploração petrolífera, perfuração e prospecção. Essas organizações trabalham em costas litorâneas.

Nos esportes, a palavra offshore também aparece:

  • Offshore é um esporte de categoria motonáutica: onde barcos com grande potência atingem altíssimas velocidades.
  • Offshore, para o surf, determina o vento que sopra da terra para o mar.

Paraísos fiscais

O termo paraíso fiscal surgiu de Tax Haven, que significa refúgio fiscal. A palavra também foi escolhida e usada erroneamente (já que paraíso em inglês é heaven) para tornar o aspecto de paraíso.

O termo offshore, nessa situação, se tornou muito comum, especialmente para designar empresas ou contas abertas nesses paraísos fiscais.

Para melhor entendimento, paraísos fiscais são regiões ou mesmo um país que possuem uma legislação tributária com baixos impostos e até mesmo isenções.

Por isso, paraísos fiscais são locais utilizados para organizações que agem de forma ilícita – para esconder o seu dinheiro – e para crimes de colarinho branco.

As empresas transferem a sede contábil para os paraísos fiscais para aproveitarem seus benefícios:

  • Baixa carga tributária (ou até isenção fiscal),
  • Sigilo bancário absoluto garantido,
  • Estabilidade legislativa,
  • Estabilidade política,
  • Privacidade dos negócios,
  • Entre outras vantagens.

Os paraísos fiscais mais populares são: Bahamas, Ilhas Caimão, Ilhas Virgens Britânicas, Panamá e Uruguai.

O significado de Offshore está na categoria Significados