Significado de Ofurô

O que é Ofurô

Ofurô é uma palavra de origem japonesa que pode ser traduzida como banheira. Ofurô é o nome de um estilo de banheira que proporciona um tipo de banho típico no Japão, e que por seu caráter relaxante foi incorporado à cultura de outros países do mundo.

O Ofurô, que também pode ser chamado de furô, é um banho quente onde se mantem a água aquecida por volta dos 40ºC numa banheira mais funda do que a que vemos no ocidente, de modo que a pessoa se acomode ficando somente com a cabeça fora da água.

Trata-se de um costume muito antigo, em que numa banheira de madeira, a pessoa se acomoda na posição fetal e então experimenta no ofurô uma sensação de grande relaxamento e de recarrega de energias. Não é um banho que visa o cuidado com o corpo, pois deve-se tomar uma banho “normal” antes do ôfuro. Não se trata de um banho para a higiene física, mas sim para a higiene mental e espiritual.

De acordo com os adeptos da prática do ofurô, o banho possui, dentre suas propriedades terapêuticas, o alívio de dores nos músculos, a redução do estresse e traz grandes benefícios à circulação sanguínea.

No ofurô, podem entrar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, e por isso no Japão a banheira é utilizada também como forma de socialização entre as famílias.

É bastante comum também a utilização de pétalas de rosas e óleos essenciais que ajudam a aumentar ainda mais a sensação de relaxamento e a fazer da experiência um momento de maior prazer.

Existe ainda o ofurô para bebês, que como o banho para adultos, reproduz o ventre materno e ajuda a acalmar a criança e a relaxá-la, servindo também como uma importante ferramenta contra a cólica do bebê.

Compartilhe este significado: