Significado de Ohms

O que é Ohms

Ohms é o nome da grandeza que mede a resistência elétrica de acordo com a padronização estabelecida pelo Sistema Internacional de Unidades ou SI. O seu símbolo é a letra grega ômega. Ohm ou resistência elétrica é estabelecido pela relação entre a corrente e a tensão elétrica.

O que é Ohms

Para se determinar o valor em ohm de uma resistência elétrica num condutor ou isolante, é necessário se obter a tensão, que se mede em volts, e a corrente, que se mede em ampères. Assim, se um condutor tem uma resistência elétrica no valor de 10 ohms, significa que a tensão cairá 10 volts toda vez que por ele atravessar 10 amperes de corrente.

A origem do nome ohm vem do sobrenome de Georg Simon Ohm (1787-1854), físico e matemático que estudou o fenômeno da resistência elétrica, relacionando a dimensão dos condutores com as grandezas da eletricidade e que descobriu a importante lei que ficou conhecida como Lei de Ohm.

A Lei de Ohm afirma que se determinado condutor se mantém em temperatura constante, a razão obtida em dois pontos distintos entre a tensão e a corrente elétrica será constante.

O nome ohm também aparece no universo dos alto-falantes, referindo-se à impedância, que é o mesmo que resistência elétrica. Assim, existem diversos alto-falantes e amplificadores com diferentes impedâncias, para que vários tipos de combinações possam ser feitas na hora de ligar os equipamentos. Saber qual a capacidade em ohms do equipamento garante o seu funcionamento correto e sua longevidade.

O significado de Ohms está na categoria Significados