Significado de Oitocentista

O que é Oitocentista

Significado de oitocentista

Oitocentista é tudo aquilo que faz referência ou diz respeito ao oitocentismo ou século XIX. Tudo o que o que representa ou se conecta ao século XIX de alguma forma é oitocentista.

O Que é Oitocentista

O significado de oitocentista, um adjetivo de dois gêneros, designa qualquer coisa ou pessoa que nasceu e viveu no século XIX ou que de alguma forma ou de outra remete a essa época, seja pelo estilo, aparência, discurso, gosto e etc. 

Assim, podemos considerar oitocentistas tanto as pessoas que viveram no século XIX, como as ideias que surgiram nesse tempo; podemos entender como oitocentista a arte do período, assim como a moda, as invenções e as descobertas, as revoluções e as guerras, entre muitos outros exemplos.

Da mesma maneira podemos chamar de oitocentista quem estuda o século XIX ou quem aprecia a época ou algum de seus aspectos, como a história, a arte e a cultura.

Cultura e Literatura Oitocentista

O século XIX foi um período de grandes transformações e avanços para a humanidade, de grandes descobertas e de uma grande efervescência artística e cultural. São oitocentistas, por exemplo, o romantismo e o naturalismo, o positivismo e o marxismo, o impressionismo e o neoclassicismo.

Entre os muitos nomes que se destacam no século XIX e caracterizam o que chamamos de oitocentismo estão figuras como o naturalista Charles Darwin e o estadista Otto von Bismarck; pintores românticos como Francisco de Goya e William Turner; pintores neoclássicos como Jean-Auguste Dominique Ingres e Jacques-Louis David.

Na literatura, alguns dos nomes mais destacados e que continuam a ser muito lidos e a influenciar gerações de escritores são: Edgar Allan Poe, Alexandre Dumas, Honoré de Balzac, Mark Twain, Fyodor Dostoyevsky, Walt Whitman, Jane Austen, Victor Hugo e muitos outros.

No campo da filosofia desatacam-se as ideias de Karl Marx, que criou uma nova forma de filosofia muito influente e que vai ser determinante para toda a história vindoura, principalmente para o século XX, influenciando revoluções e avanços sociais significativos.  O positivismo de Augusto Comte também será uma doutrina filosófica muito influente, que tentará trabalhar as ciências sociais com o rigor objetivo das ciências exatas.

Brasil Oitocentista

O oitocentismo no Brasil é marcado pela independência do país, que se transforma em uma monarquia, que dura de 1822 até 1889, o país adota depois o regime republicano. No século XIX, a nação começa a refletir sobre sua identidade, tendência que influenciará muito a arte do período.

O significado de Oitocentista está na categoria Significados