Significado de Ojeriza

O que é Ojeriza

Ojeriza é o sentimento de nojo, aversão ou intolerância por alguma coisa. A ojeriza é um sentimento que acompanha tanto uma vontade de se distanciar daquilo que a provoca como também desperta uma certa raiva.

A ojeriza é um sentimento difícil de disfarçar, pois geralmente vem acompanhado de toda uma manifestação física, sobretudo certos gestos e trejeitos faciais que a denunciam. Pode-se sentir ojeriza por qualquer coisa, desde objetos à alimentos, odores, animais, pessoas, lugares, circunstâncias e etc.

Ela será algumas vezes acompanhada por uma ânsia de vômito, causado pelo impacto emocional do que a causa e pela repugnância que toma conta do seu ser. A ojeriza é então sinônimo de antipatia, repulsa, aversão.

Às vezes desentendimentos provocam o sentimento de ojeriza entre as pessoas. Em algumas ocasiões, o ressentimento decorrente de uma ofensa é tal, que a mera menção do nome da pessoa que ofendeu causa ojeriza na pessoa ofendida. Pessoas que carregam tais sentimentos muitas vezes não são sequer capazes de ocupar o mesmo espaço físico onde se encontra o seu desafeto sem serem tomadas pela raiva e pela repugnância.

Hojerizah

O termo ojeriza inspirou a banda Hojerizah a adotar o seu nome. A banda Hojerizah é uma banda carioca formada em 1983 tendo à frente o vocalista Toni Platão. A banda é uma de muitas outras surgidas nos anos 80 que conquistaram espaço entre a mídia e o público brasileiro. O maio sucesso do grupo é a música “Pros Que Estão em Casa”.

 

O significado de Ojeriza está na categoria Significados