Significado de Oktoberfest

O que é Oktoberfest

Oktoberfest é o nome dado a um festival de cerveja celebrado originalmente na cidade de Munique, na Alemanha. Porém, com a emigração dos alemães, essa festa acabou se espalhando para diversas partes do mundo.

Okberfest é um termo alemão composto por duas outras palavras: oktober que significa “outubro” e fest que significa “festa ou festival”. Em tradução literal fica algo como “festival de outubro” ou “ festa de outubro”.

Origem da Oktoberfest

No ano de 1810, no mês de outubro, uma festa foi planejada para a comemoração do casamento do príncipe Ludwig Von Bayern com a princesa Theresa Von Sachsen-Hildburghausen. Eles queriam convidar toda a cidade para celebrar aquela união. Foi uma festa regada a muita comida boa e bebidas típicas da Baviera.

A comemoração foi realizada em uma área aberta, em um parque afastado da cidade de Munique, chamado Theresienwiese. Todos os anos o festival continua acontecendo nesse mesmo lugar.

Oktoberfest pelo mundo

Hoje, a Oktoberfest se tornou a maior e a mais tradicional festa cervejeira do mundo, ocorrendo tradicionalmente no mês outubro. Porém, na China, ela acontece no mês de agosto devido à tradição do país.

O festival sempre conta com a participação de mais de seis milhões de visitantes e se espalhou por todos os locais onde os alemães formaram suas novas raízes. 

Além de acontecer na Alemanha, ocorrem também na Argentina, Brasil, Estados Unidos da América, Hong Kong, Itália, Vietnam e muitos outros países.

A menor Oktoberfest está localizada em um pequeno vilarejo chamado Jundah, estado de Queensland na Austrália, passando a partir de 2010 a ser comemorada pelas 68 pessoas que moram no povoado.

Em Moscou, na Rússia, a festa também acontece no mesmo mês e conta com a participação de muitos bares e restaurantes, que além de proporcionarem cervejas vindas da cidade de Munique, ainda oferecem muitas outras atrações, como danças e músicas típicas da região.

Oktoberfest no Brasil

No Brasil, a primeira festa foi realizada no ano de 1978, na cidade de Itapiranga, em Santa Catarina, e depois se espalhou pelas cidades de Blumenau, Santa Cruz do Sul, Igrejinha e muitas outras.

Apesar de o festival ter se espalhado pelo Brasil inteiro, a mais tradicional e reconhecida é a que acontece no Sul do país, principalmente por manter as tradições do povo alemão que aqui chegou.

Depois de Munique, o Brasil é o país que possui o festival que mais se assemelha aquele realizado na Alemanha.

O significado de Oktoberfest está na categoria Significados