Significado de Olhos Altivos

O que é Olhos Altivos

Olhos altivos é uma termo bastante recorrente no Cristianismo, de uma forma geral, significando altivez, particularidade bastante encontrada nas pessoas. Um indivíduo arrogante tem olhos altivos.

O que são olhos altivos?

A expressão olhos altivos pode ter como sinônimo “olhos orgulhosos”, sendo apresentada na Bíblia como um dos sete aspectos que Deus execra no ser humano.

A Bíblia traz no livro de Provérbios, no capítulo 6, versículos 16 a 19, o seguinte trecho: “Existem sete coisas que o Deus Eterno detesta e que não pode tolerar: os olhos altivos, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos”.

Olhos altivos é uma característica apresentada por quem se acha superior às outras pessoas, interagindo de forma presunçosa e soberba, julgando que todos sejam inferiores de alguma maneira.

Uma pessoa com olhos altivos é alguém que olha o mundo e as outras pessoas de cima para baixo, tratando a todos com desdém, apresentando características de personalidade como egoísmo e prepotência, tentando sempre estar em destaque e não trazendo humildade nos seus relacionamentos e tratamentos com os outros.

Uma pessoa com olhos altivos sempre tem resposta pronta na ponta da língua, nunca deixa passar qualquer situação para se mostrar superior, sempre procurando se exaltar, fazendo questão de falar bem de si próprio.

Pessoas que se apresentam dessa forma enganam-se a si próprias, sempre se considerando melhores que as outras, carregando orgulho, mantendo o ego sempre em cima dos outros, sem dar atenção ou socorrer pessoas em dificuldades.

Segundo o costume, quando se diz que os olhos são a janela da alma, pode-se perceber claramente uma pessoa com olhos altivos, que se julga superior, mas que traz grandes defeitos de personalidade. A vida, segundo o cristianismo, deve ser vivida com humildade, vencendo o orgulho e a altivez, encontrando o próprio lugar ao lado dos outros seres humanos, e não acima dos semelhantes.

De acordo com a lei do retorno, uma pessoa com olhos altivos não terá ninguém a seu lado quando precisar, já que nunca soube tratar os seus semelhantes com humildade.