Significado de Oligofrenia

O que é Oligofrenia

Oligofrenia é um substantivo feminino. O termo vem do Grego oligo, que significa “pouco” e phren, que quer dizer “mente, cérebro”.

O que é Oligofrenia:

O significado de Oligofrenia é o nome de uma enfermidade que gera a lentidão na formação mental de um indivíduo, isto é, é a limitação intelectual a partir de certos níveis, dificultando o desenvolvimento de suas atividades diárias.

A oligofrenia é considerada sinônimo de “pouca inteligência”. É claro que o termo hoje está praticamente em desuso, pois várias outras palavras médicas são utilizadas com mais rigor para esse tipo de doença, como é o caso de: autismo, esquizofrenia, transtorno bipolar, demência, etc.

De todo modo, a oligofrenia é a palavra que indica qualquer tipo de problema mental. Atualmente, a oligofrenia é o mesmo que “retardo mental”, caracterizando-se, para tanto, como um quadro de inteligência e série de habilidades gerais da vida que estão abaixo da média, que se manifestam antes dos 18 anos de idade.

A oligofrenia não tem cura, podendo somente usufruir do tratamento para promover uma vida mais plena, através de terapias comportamentais e educação especial. O diagnóstico de um indivíduo oligofrênico é feito por meio de testes de Q. I., que detectam as aptidões mentais abaixo da média – o mais notável será a dificuldade de compreensão e raciocínio. A pessoa com oligofrenia acaba tendo suas habilidades sociais, práticas e conceituais afetadas.

Uma pessoa com oligofrenia também pode apresentar outro transtorno mental ou físico em conjunto ou mesmo de maneira independente.

Normalmente, a enfermidade pode ser causada pela hereditariedade, porém existem casos em que ela é adquirida de maneira precoce, impactando o sistema nervoso central, ainda durante a gestação ou mesmo após o nascimento.

A própria área da saúde classifica o retardo mental em: leve, moderado, grave e profundo. Para se ter uma ideia, uma pessoa com um nível intelectual adequado tem uma média de Q.I. entre 90 e 110, enquanto que uma pessoa com oligofrenia poderá variar entre 0 a 90, dependendo do grau de retardo mental.

Como pode-se imaginar, os oligofrênicos graves e profundos são aqueles que mais possuem dificuldade na aprendizagem, com quase total incapacidade, até incluindo na fala.

O significado de Oligofrenia está na categoria Significados