Significado de Olvidar

O que é Olvidar

Olvidar é o mesmo que esquecer. O termo tem origem no latim oblitare e significa o mesmo que perdoar, deixar de recordar, apagar da memória, não lembrar, perder uma lembrança, não conectar-se com o passado.

O termo não é muito usado na língua portuguesa, sendo mais comum em textos eruditos e na linguagem culta. Contudo, no idioma espanhol o termo olvidar tem um uso frequente e popular, possuindo o mesmo sentido que a palavra tem em português.

Podemos identificar como sinônimo de olvidar os seguintes termos da língua portuguesa: abandonar, desaprender, omitir, excluir, deletar, deslembrar, preterir, suprimir, silenciar, deixar, descuidar-se, desencanar, dessaber, deslembrar, escapar, saltar, desprezar, ignorar, deslizar, desmemoriar, largar, desapegar.

A palavra olvidar tornou-se mais popular entre alguns jovens a partir da década passada graças ao sucesso da novela Rebelde e do grupo musical saído dela, o RDB. Oriundos do México e portanto de fala castelhana,  o conjunto era composto por Maite Perroni, Anahí, Alfonso Herrera, Christopher Uckermann, Christian Chávez e Dulce María. A novela foi transmitida no Brasil pelo SBT e teve uma versão brasileira produzida pela Rede Record.

O grupo teve entre alguns de seus sucessos canções como Olvidar e Para Olvidarte de Mí que graças aos seus refrãos trouxeram a palavra olvidar ao ouvido dos jovens brasileiros, fazendo com que se despertasse o interesse por seu significado e mesmo uma tendência em usá-la. O grupo atingiu plateias em toda a América do Latina e esteve em atividade até o ano de 2008.

O significado de Olvidar está na categoria Significados