Significado de Omoplata

O que é Omoplata

Omoplata, escápula ou espádua designa um osso com forma de triângulo que se situa na zona superior do tórax e no ombro, formando a cintura escapular juntamente com a clavícula, o que permite a união de cada braço ao tronco.

Sendo assim, temos os significados para a palavra omoplata:

  • Osso chato, quase plano, localizado em cada um dos lados da região dorsal superior, o qual está articulado com a clavícula e o úmero.

Omoplata teve a sua origem no grego, derivada da palavra omopláte, que significa “costas” + “achatado”.

De forma triangular, ele está situado na porção superior e posterior do tórax, e vai desde o primeiro espaço intercostal, seguindo até à oitava costela. A omoplata se articula com a parte externa da clavícula com a ajuda do acrômio.

O que é omoplata:

A omoplata é um osso plano, contendo uma parte translúcida. Na parte frontal, a omoplata tem forma de triângulo, possuindo assim três ângulos (inferior, lateral e superior), assim como duas faces (face anterior e face posterior), contando ainda com três bordos (bordo superior, bordo interno, e bordo externo).

Olhando para a face posterior, tem-se a espinha da omoplata, a qual pode ser facilmente sentida ao apalpar, possuindo também um caroço, cujo formato é de um dedo, servindo para inserir o músculo. O processo coracóide pode ser também apalpado.

Quanto ao ângulo externo da omoplata, este tem uma cavidade oca na lateral, a qual faz articulação com a cabeça do úmero. Existe igualmente uma incisura escapular, assim como três fossas, sendo elas designadas de:

  • Subescapular (situado em mais abaixo nos quadrúpedes)
  • Infraespinhal
  • Supraespinhal

A cintura escapular é constituídosa por três órgão: omoplata, coracóide e clavícula, cujos significados correspondem a um conjunto de ossos que servem para articular os membros anteriores dos animais vertebrados tetrápodes.

Por sua vez, a cintura escapular dos mamíferos superiores diz respeito ao conjunto da clavícula e da omoplata, sendo o coracóide uma apófise da omoplata.

Omoplata e jiu-jitsu:

Na arte marcial jiu-jitsu, podemos encontrar diversos golpes e movimentos envolvendo a omoplata. Temos como exemplo: omoplata voadora, omoplata da guarda, entre outros.

Podemos associar perfeitamente a omoplata jiu-jitsu como peça fundamental para alguns golpes.

O significado de Omoplata está na categoria Significados