Significado de OMS

O que é OMS

OMS é a versão portuguesa da sigla WHO, que significa World Health Organization, ou seja, Organização Mundial de Saúde. A OMS é um órgão das Nações Unidas (ONU) destinado a cuidar da saúde das pessoas no mundo.

A OMS surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, quase que juntamente com a criação da ONU, que foi um órgão criado a partir de uma evolução da Liga das Nações que surgiu com o fim da Primeira Guerra Mundial. A OMS, por sua vez, é uma evolução do Comitê de Higiene, órgão que debatia e tomava ações a respeito da saúde da população do mundo que surgiu no século XIX após as guerras no México e na Criméia.

No dia 7 de abril de 1948, a OMS foi criada com o objetivo de trabalhar para que todos os povos do mundo tivessem melhores condições de saúde. A organização conta hoje com 193 países membros e realiza assembleias anuais todo o mês de maio. A sede da Organização Mundial da Saúde é a cidade de Genebra, na Suíça.

A OMS possui um Diretor Geral que fica no cargo durante 5 anos e tem como assessores 34 diretores executivos. A organização é financiada pelos países membros e por uma série de doadores e parceiros que contribuem com a maior parte do dinheiro que a mantém.

Na prática, o que a OMS faz é liderar ações para proporcionar o desenvolvimento da saúde no mundo, de acordo com os interesses de seus apoiadores e financiadores; assim, ela estimula a pesquisa científica, estabelece normas técnicas, presta apoio técnico e de pessoal, monitora e faz estudos sobre a situação da saúde dos seres humanos no planeta.

O Brasil faz parte da história da entidade desde o seu início, pois foram os delegados brasileiros que depois da Segunda Guerra propuseram às Nações Unidas a ideia de se criar uma entidade para tratar da saúde da população do mundo. E desde então a participação do Brasil nos trabalhos da OMS sempre foi constante e a influência da organização nos destinos da saúde em nosso país tem sido significativa.

O significado de OMS está na categoria Significados