Significado de Onerar

O que é Onerar

Onerar é uma palavra que tem origem no latim antigo, vindo de “onerare” que, por sua vez, provém de “onus”, cujo significado é “carga” ou “peso”.

O que é onerar?

Onerar tem o significado de sobrecarregar, de impor uma carga, ou um ônus, gerando acréscimo ou despesas excessivas sobre algo ou sobre alguém.

No sentido figurativo, onerar tem o sentido de envergonhar uma pessoa, oprimir, criando formas de sobrecarregar alguém até que não possa suportar mais a pressão, sentindo-se ofendida com uma situação determinada. O assédio moral pode ser considerado uma forma de onerar alguém no trabalho, por exemplo.

Onerar é um termo que, desta maneira, pode ser aplicado a diversas condições e situações, seja com relação ao governo ao aumentar os impostos, onerando a população com uma carga mais alta, seja com relação à criação de dívidas de uma empresa, seja com o aumento de preços de produtos, que são onerados através da inflação.

Onerar o orçamento familiar é aumentar as despesas, como acontece no início do ano, quando é necessário pagar impostos e arcar com as despesas escolares dos filhos.

O termo onerar também pode ser aplicado a um imóvel deixado em garantia para o credor de um empréstimo, como por exemplo no caso de se fazer uma hipoteca, um penhor, como pode ser aplicado à oneração de um bem público, situação que só pode ser feita pelo governo, acrescentando valores à construção ou reforma de bens com aditivos aos contratos públicos.

O sinônimo de onerar é empenhar e, em inglês, o termo pode ser traduzido como encumber ou overtax.

O significado de Onerar está na categoria Significados