Significado de Onisciente

O que é Onisciente

Onisciente é um termo que se origina do latim, omniscientia, que por sua vez é formado pela junção dos termos latinos omni que pode ser traduzido como “todos” ou “cada” e scientia, que podemos traduzir como “saber” ou “conhecimento”. Assim, onisciente é aquele que tem todo o saber, que tem todo o conhecimento, aquele que sabe tudo.

O Que é Onisciente

O significado do termo onisciente, um adjetivo que possui dois gêneros, refere-se aquele que possui um saber ilimitado. Onisciente é o ser capaz de saber e compreender absolutamente todas as coisas.

O termo onisciente, geralmente não é aplicado para se referir a nenhuma criatura, nem real e nem mitológica, haja visto que não existe nenhum ser humano e nem nunca existiu capaz de saber tudo e mesmo na mitologia ou nas produções artísticas, como cinema ou literatura, tal personagem jamais existiu. Dessa forma, vemos que o termo onisciente é somente aplicado para se referir a Deus, o único com a capacidade de saber tudo, sendo Ele o criador de todas as coisas.

Dessa forma, o termo onisciente deriva da teologia Católica, que concebeu a ideia, que é um dogma, de que Deus sabe tudo, está sempre presente em tudo e é capaz de tudo, ou seja, Deus é onisciente, onipresente e onipotente.

Contudo, apesar do termo ter surgido dentro das concepções teológicas católicas medievais, o conceito de um Deus que sabe tudo não é exclusivo da fé católica, sendo aceito de forma dogmática por todas as denominações cristãs, assim como o Judaísmo e o Islamismo.

O significado de Onisciente está na categoria Significados