Significado de Ônus E Bônus

O que é Ônus E Bônus

Significado de Ônus e Bônus

Ônus e Bônus são dois substantivos masculinos que se relacionam entre si como antônimos, onde ônus pode ser entendido como um encargo, um compromisso, um dever e bônus como uma recompensa, um prêmio, algo extra.

O que são Ônus e Bônus

Enquanto o ônus representa um peso, um incômodo, o bônus representa uma vantagem, uma bonificação, uma gratificação. No ditado “Não há ônus sem bônus” temos uma bela ilustração acerca da utilização dos dois substantivos; o ditado que dizer que não há esforço que não tenha alguma recompensa.

É comum que empresas deem algum bônus a seus funcionários por atingirem determinadas marcas ou metas de produção ou em vendas, e esse bônus pode ser tanto uma quantia em dinheiro, um aumento percentual em ganhos financeiros ou mesmo uma viajem com tudo pago para um lugar turístico. Entretanto, para conquistar esse bônus, o funcionário terá o ônus de ter que trabalhar mais do que o habitual.

O Que é Ônus

A palavra ônus não tem um uso tão frequente quanto o da palavra bônus, contudo ela pode aparecer com uma certa frequência no âmbito jurídico e ser usada sem preocupação em toda situação onde houver o sentido de carga, sobrepeso ou dever.

Assim, podemos dizer que um tributo ou imposto que se deva ao governo é um ônus. E mais especificamente na área jurídica temos expressões como "ônus da prova", que significa que aquele que faz uma acusação é quem fica obrigado a apresentar provas para fundamentalizar a sua declaração. Temos ainda a certidão de ônus reais, que é um documento expedido pelo Cartório de Registro de Imóveis que indica se o proprietário de terminado imóvel não tem pendente nenhum ônus para com ele, ou seja, uma dívida, penhora, hipoteca e etc.

O Que é Bônus

O bônus é uma bonificação. Em geral, empresas dão aos seus funcionários ou clientes algum tipo de bônus, que podem ser prêmios, bonificações, vantagens, descontos, dinheiro, folgas e etc.

A partir disso podemos usar a palavra bônus para nos referirmos a qualquer coisa extra e gratificante que apareça ou aconteça com a gente em determinada situação. Por exemplo, “Ter participado do campeonato pra mim já era suficiente, ficar entre os dez primeiros foi um bônus que eu não esperava”.

O termo bônus aparecia também com frequência na indústria fonográfica. Era muito comum que um artista lançasse um álbum e nele incluísse uma ou mais faixas bônus, ou seja, uma ou mais músicas para serem ouvidas.

O significado de Ônus E Bônus está na categoria Significados