Significado de Operacional

O que é Operacional

Operacional é o adjetivo que dá qualidade a tudo aquilo que é relativo à operação, que está em boas condições de funcionar, que é funcional ou que está relacionado a operações militares, ou mais especificamente, a uma estratégia militar. Operacional também é um substantivo que dá nome ao militar que faz parte ou que pode vir a fazer parte de uma operação.

A palavra operacional, então, é usada para qualificar qualquer coisa que esteja apta a funcionar e que esteja funcionando em boas condições, por exemplo: “o técnico de informática configurou o sistema e o computador já está operacional”.

A expressão “pesquisa operacional” ou “investigação operacional” está relacionada a um método da matemática aplicada que tem o objetivo de descobrir quais são as melhores decisões a serem tomadas acerca de determinado assunto, com base em dados estatísticos e algoritmos, para que se possa alcançar os melhores resultados.

Sistema operacional

Sistema operacional é o programa ou conjunto de programas que permite uma interface entre o equipamento e o usuário. Os sistemas operacionais estão disponíveis tanto para computadores, quanto para dispositivos móveis como celulares e tablets e entre os sistemas operacionais mais usados no mundo temos o Windows, o Linux, o OS X, o Android, o IOS e o Windows Phone.

Cargos e funções operacionais

Os cargos e funções operacionais dentro das empresas são caracterizadas por conter tarefas técnicas e existem nos mais diversos ramos de atuação. Um exemplo de função operacional é a produção de bens em fábricas.

Nas empresas, também existe o planejamento operacional, área na qual é planejado o redirecionamento de recursos da empresa, bem como quais planos devem ser criados para que se alcance os objetivos da melhor forma possível.

 

 

 

 

 

O significado de Operacional está na categoria Significados