Significado de Opressão

O que é Opressão

Opressão é um substantivo feminino que designa o ato de oprimir, de coagir alguém a alguma coisa, sujeitar, impor, sufocar seja pela força do discurso ou pela violência.

O que é Opressão

A palavra opressão é muitas vezes associada a forma como se impõe a autoridade em uma sociedade. Governos ao longo da história tem se utilizado de formas de opressão para impor a sua vontade aos seus governados, e essa opressão é muitas vezes exercida com atos de violência, incluindo muitas vezes assassinatos, como é o caso de uma ditadura.

A palavra opressão pode ser entendida como sinônimo de submissão, significando a sujeição de alguém ou de alguns pela utilização da força ou da violência, como é o caso da opressão militar exercida no Brasil no período em que os militares governaram o país, entre 1964 e 1985.

Podemos também entender opressão como o estado ou condição daquilo ou daquele que está oprimido ou sendo oprimido. Neste sentido, opressão pode ser sinônimo de sufocamento, de limitação de espaço de atuação.

A termo opressão ainda pode aparece para designar a dificuldade em respirar, falta de ar; assim, como um sinônimo de cansaço ou fadiga; opressão pode ser a sensação de fraqueza e indisposição causada por algum trabalho excessivo, carência de vigor físico.

Opressão pode ser também sinônimo de humilhação moral ou de coação. Uma ação que faça com que alguém se sinta humilhado, retraído, reprimido, que faz com que não consiga agir ou fazer aquilo que quer ou que necessita é uma forma de opressão. Dessa forma, uma mãe pode exercer opressão sobre seus filhos, um marido sobre sua esposa e etc.

Opressão e Repressão

Os termos opressão e repressão, em alguns sentidos, podem ser usados como sinônimos, contudo, existem diferenças semânticas entre as duas palavras.

A opressão é o ato de coagir, de fazer com que alguém se sinta indisposto a agir, é dificultar o livre agir, é obstruir a ação; a repressão, por sua vez, é impedir que a ação aconteça, e bloqueá-la em definitivo, é fazer com que determinado ato se torne impossível ou impensável.

Opressão Espiritual ou Maligna

A opressão espiritual é um termo adotado por algumas manifestações religiosas populares e designa a ação exercida por um espirito maligno ou demônio sobre uma pessoa, influenciando sua vida negativamente, fazendo com que ela não seja bem sucedida em seus afazeres ou a compelindo a cair no vício de drogas ou álcool, por exemplo.

O significado de Opressão está na categoria Significados