Significado de Opróbrio

O que é Opróbrio

Opróbrio é um substantivo masculino que pode ser entendido como sinônimo de afronta, infâmia, desonra, injúria.

Opróbrio é um dito ou discurso capaz de ofender ou magoar alguém, algo que se diz que pode ser ofensivo. Algo que não é apropriado que se diga ou que se diz com o intuito de atacar alguém.

O termo opróbrio pode ainda ser compreendido com o sentido de vergonha pública, quando algo que provoca desonra ou fere o orgulho se dá em público. Neste sentido, o termo opróbrio também pode ser sinônimo de humilhação. Se algo humilha alguém, se algo degrada uma pessoa, se fulano sente o desdém do sicrano, isso é opróbrio.

Numa outra acepção, muito semelhante às anteriores, opróbrio pode ser o julgamento do estado de alguma coisa no que diz respeito à sua conservação, quando algo está num estado de degradação; significando também o estado daquilo que é torpe, que é baixo, vil, grosseiro.

Desonra, pode ser também um sinônimo de opróbio; assim como o sentimento provocado pela atitude que demonstra ausência de consideração ou que expressa de desprezo.

O termo opróbrio pode ser relacionado com o escarnio e a zombaria, bem como com um vexame ou algo imoral; alguma coisa que fira a reputação de uma pessoa ou ameace fazê-lo, pode ser tido como um opróbrio. Opróbrio é tanto o insulto, como aquilo que insulta, é tanto o efeito negativo de uma ação na reputação de uma pessoa como o sentimento causado por essa ação.

Compartilhe este significado: