Significado de Oração

O que é Oração

Oração é um substantivo feminino. O termo vem de orar, que tem origem no Latim orare, de os, que quer dizer “boca”, proveniente de uma base Indo-Europeia or-, que significa “pronunciar uma fórmula ritual”.

O significado de Oração é um ato religioso caracterizado por uma prece ou reza que é direcionada a Deus ou a outro ser divino/espiritual.

A oração faz parte dos rituais da grande maioria das religiões, com o objetivo de criar uma ligação com aquele ser divino específico.

Uma oração pode ser praticada como uma súplica, assim como para fazer pedidos para realização de desejos ou mesmo de agradecimentos, mas também como uma maneira de mostrar adoração e louvar a quem se destina tal oração.

O ato de orar pode ser feito individual ou coletivamente, tanto em locais públicos ou privados – residências ou templos religiosos, por exemplo. As orações, dependendo, podem seguir um modelo já definido ou podem ser desenvolvidas espontaneamente e também podem contar com grupos de oração (fiéis responsáveis pela realização de encontros para fazer as rezas).

Para a religião Cristã, a orações mais feitas são a do “Pai Nosso” e “Ave Maria”.

Acredita-se que desde que sejam feitas com fé, as orações podem ser eficazes, trazendo milagres, respostas e benefícios aos que solicitarem ajuda a Deus (ou quem quer que seja seu ser superior). Cada oração possui palavras fortes que precisam ser proferidas com sentimentos profundos e sinceros, para que ocorra realmente um contato entre o divino e o homem.

Frase, Oração, Período (Gramática)

Na Gramática da Língua Portuguesa, é necessário destacar a diferença entre frase, oração e período.

FRASE é conceituada como qualquer enunciado que possua sentido completo, com verbos ou não, formado por apenas uma palavra ou várias, exprimindo por meio da fala ou da escrita ideias, emoções, apelos e ordens.

A frase se caracteriza por seu fim comunicativo, isto é, ela tem a finalidade de conduzir um conteúdo suficiente para a situação.

Por exemplo: “O telefone está tocando.”

ORAÇÃO é uma frase que deve possuir (é obrigatório, portanto) um verbo ou locução verbal. A oração também é uma frase com sentido, onde as palavras estão relacionadas entre si – há uma harmonia entre elas.

Por isso, uma oração precisa ter sentido e verbo.

Por exemplo:

Cheguei em casa tarde.”

“Minha mãe fez um bolo de laranja.”

“Ela saiu com as amigas.”

PERÍODO, por outro lado, é toda frase composta de uma ou mais orações, fazendo com que no todo ocorra um sentido completo. O período se divide em simples (quando há apenas uma oração) e composto (quando há duas ou mais orações).

Por exemplo:

Terminei o projeto antes do prazo.”

Vou sair com meus amigos e assistir ao novo filme de Brad Pitt.”