Significado de Oriente

O que é Oriente

Oriente é a direção leste, é tudo o que se encontra ao leste. Oriente é o lado onde nasce o sol ou onde é possível se observar o aparecimento do sol pela manhã

O oriente será em uma carta geográfica o seu lado direito. Ainda no âmbito da geografia, podemos dizer que o oriente, em oposição ao ocidente, são os países situados ao leste da Europa, compreendendo toda a Ásia e parte da África.

Alguns dos principais países que podemos considerar como pertencentes ao oriente são: Japão e China, Índia e Bangladesh, Vietnã e Filipinas, Indonésia e Malásia, Cazaquistão e Turcomenistão, Irã e Iraque e etc. 

Na maçonaria, o oriente simboliza o lugar de onde vem a luz, numa referência à posição onde o sol nasce. Assim, os maçons que buscam sua luz interior procuram encontrar o seu oriente interior.

Oriente e Ocidente

Oriente e Ocidente são duas formas de dividir o mundo, referindo-se a um tipo de civilização que prenomina ao oeste do globo e outra que predomina ao leste. Contudo, essa é uma divisão bastante relativa e questionável e serve mais para nos orientarmos do que para realmente definirmos alguma coisa.

De modo geral, é considerado como ocidente a cultura judaico-cristã, absolutamente predominante na América, na Europa e na Oceania, enquanto no oriente, são as demais culturas encontradas na África e sobretudo na Ásia, onde predominam o Islamismo, o Hinduísmo, o Budismo e uma série de outras tradições e costumes que diferem bastante das populações do ocidente.

É interessante notar que, se fossemos dividir o mundo em Oriente e Ocidente, de acordo com critérios estritamente geográficos, teríamos que adotar o meridiano de Greenwich, que, a partir da Inglaterra, divide o mundo em dois hemisférios longitudinais: o Oriente e o Ocidente. Contudo, se adotássemos essa divisão, países como Alemanha, França e Itália estariam no Oriente, o que seria confuso, dado o costume já bastante arraigado de se dividir o mundo, levando em conta as diferenças culturais predominantes em cada parte do globo.

Oriente Médio

O Oriente Médio, também conhecido como Oriente Próximo, é a parte do oriente que se conecta com a Ásia e a Europa, e apesar de ser localizada no Oriente, é a região berço da cultura ocidental, onde nasceram as primeiras civilizações, a escrita, o judaísmo e o cristianismo.

O Oriente Médio está situado no sudoeste da Ásia e é uma região composta por 17 países, Afeganistão, Omã, Iêmen, Emirados Árabes Unidos, Catar, Barein, Arábia Saudita, Irã, Kuwait, Iraque, Jordânia, Israel, Líbano, Chipre, Síria, uma parte da Turquia e uma parte do Egito.

Podemos identificar o Oriente Médio como a região que tem como limites o Mar Mediterrâneo, o Mar Negro, o Golfo Pérsico, o Mar Vermelho, o Mar Arábico, o Már Cáspio e o Oceano Índico.

A região é recorrentemente noticiada no mundo como uma região de conflitos, ataques terroristas, grandes reservas de petróleo, de predominância de árabes e mulçumanos e pela questão que envolve Israel e a Palestina.

Extremo Oriente

Extremo Oriente é a parte mais ao leste da Ásia, banhada pelo Oceano Pacífico e onde encontramos predominantemente populações que, de um modo geral, chamamos de orientais, que têm como característica física mais marcante possuírem olhos “puxados”, mais cerrados se comparados com as outras populações do mundo.

É uma região muito rica e desenvolvida e que compreende os países: Japão, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Taiwan. Algumas vezes a Mongólia também é considerada como parte do extremo oriente, contudo, em outras ocasiões ela é classificada como pertencente à Ásia Central.

O significado de Oriente está na categoria Significados