Significado de Origami

O que é Origami

Origami é um substantivo masculino. O termo vem da junção dos termos japoneses oru, que significa “dobrar”, mais kami, que quer dizer “papel”.

O significado de Origami descreve a arte tradicional japonesa de dobradura de papel, sem qualquer uso de elementos de cortes ou colas, com o intuito de criar objetos e outros seres graças às dobras geométricas desta peça de papel.

A representação do origami pode abranger várias figuras, possuindo assim diversos significados para os japoneses.

Por exemplo, existe o tsuru (grou) que tem como simbologia a paz, a felicidade, a saúde e a boa sorte. Há a tartaruga, que simboliza a longevidade, enquanto o sapo significa a felicidade e o amor, entre tantos outros.

O origami pode ser realizado a partir de dobraduras diferentes, desde formas geométricas muito simples até muito complexas, necessitando de instruções para concluir o desenho.

A arte do origami é muito popular no ocidente e acaba sendo um grande desafio para crianças e adultos. Diferenciais também podem ser vistos na escolha do papel, quando este pode ser de apenas uma cor ou com mais tonalidades, sempre se levando em conta o tipo de desenho que está se tentando criar.

Origem do Origami

De acordo com os estudiosos, a arte de fazer pequenas esculturas com dobraduras de papel tem seu surgimento juntamente com a matéria-prima utilizada nesta técnica.

Como é conhecido, o papel conta com seus primeiros registros no ano de 105 d.C., na China. A partir desse país e do século VII, os monges budistas foram responsáveis pelo transporte do método de como se fabricava o papel para outros países da Ásia, como no caso do Japão, local em que a técnica do origami se desenvolveu.

No século VIII, as dobraduras já eram parte de cerimônias xintoístas. A arte com os papéis possuía regras rígidas elaboradas pelos sacerdotes xintoístas, pois eles acreditavam que estariam honrando os espíritos das árvores que davam vida ao papel quando estas folhas não eram cortadas ou coladas.

Em 1876, o origami começou a ser ensinado nas escolas japonesas.

Ainda no final do século XIX, vários formatos de dobraduras surgiram e se tornaram populares até os dias atuais, como o caso do tsuru.

O significado de Origami está na categoria Significados