Significado de Origem

O que é Origem

Origem é o mesmo que surgimento, início, ponto de partida. Tudo o que existe ou acontece tem uma origem, um lugar no tempo e no espaço onde passou a acontecer.

O Que é Origem

A palavra origem é um substantivo feminino e refere-se ao momento, lugar ou circunstância onde determinada coisa passa a existir, começa se desenvolver ou vem a acontecer.

Uma acepção muito como para o termo origem é aquela usada no sentido de local de nascimento ou ascendência. Assim, é comum, por exemplo, que uma pessoa que tenha nascido em Minas Gerais e se encontre em outro lugar do país diga que sua origem é mineira; ou ainda um brasileiro com sobrenome germânico poderá dizer que este é de origem é alemã.

Podemos ainda encontrar o termo origem como sinônimo de fonte; e assim podemos dizer que a nascente de um rio é a sua origem.

Num certo sentido ainda, origem aparece com o sentido de causa e, dessa forma, por exemplo, podemos dizer que as desigualdades sociais são a origem das mazelas da sociedade ou que uma estrutura social que beneficia os mais ricos é a origem da corrupção.

O Filme Origem

Origem é também o nome do filme dirigido, escrito e produzido pelo cineasta britânico Christopher Nolan. O filme que tem o título original de Inception, foi lançado em 2010 e conta no elenco com Leonardo DiCaprio e Joseph Gordon-Levitt entre outros. O filme, vencedor de quatro Oscars, é uma ficção científica ambientada em um futuro não muito distante onde as pessoas podem ter sonhos lúcidos e neles cometer crimes.

O significado de Origem está na categoria Significados