Significado de Osmose

O que é Osmose

Osmose é um substantivo feminino com origem na palavra grega osmos, que significa “ato de empurrar ou puxar”. O termo vem de othein, que significa “empurrar” ou “puxar”.

O que é Osmose:

O significado de Osmose pode ser entendido como um processo de movimentação da água entre concentrações diversas de soluções/substâncias dissolvíveis diferentes, com uma separação de membrana que permite apenas a passagem das moléculas de água.

A osmose é um processo que envolve a física e a química, mas também é um assunto fundamental no âmbito da biologia, especialmente quando fala-se da sobrevivência das células.

Durante a osmose, a água se movimenta com função de possuir a mesma concentração em todos os meios, através da pequena membrana que permite a passagem das moléculas de água. Essa forma de transporte é denominada de transporte ativo – quando a célula tem um gasto de energia; e transporte passivo quando isso não acontece.

O solvente tem a tendência de atravessar a membrana da solução de maior concentração na direção da solução de menor concentração, sendo que isso aumenta a quantidade de solvente e na outra diminui.

Aprender por osmose é uma expressão comumente usada por estudantes, em uma linguagem coloquial, relacionada aos estudos e em como adquirir conhecimento. Os alunos, quando não sabem ou não entendem uma matéria, dizem que gostariam de aprender por osmose, isto é, sem precisar estudar e sem gastar muita energia.

Osmose Reversa ou Inversa

A osmose reversa ou inversa é o processo contrário, ou seja, o solvente é transportado da solução mais concentrada para a solução menos concentrada, através de membranas impermeáveis que não permitirão que as moléculas de água passem. Isso contraria o fluxo normal da osmose e, por isso, leva o nome de osmose inversa ou reversa.

Osmose e difusão

A osmose e a difusão são duas classes de transportes passivos – possuindo como função igualar as concentrações de duas soluções.

Enquanto a osmose é a passagem da água através de membranas com maior concentração para uma solução de menor concentração, a difusão é o transporte de soluto, do meio mais concentrado para o menos concentrado.

Pressão osmótica

Pressão osmótica é o termo utilizado para indicar a força que é usada para impedir o processo de osmose. É uma pressão externa exercida sobre a solução mais concentrada de solutos, impedindo a diluição.

A osmose não sofre influência pela origem do soluto, mas sim pelo número de partículas.

Soluções com o mesmo número de partículas por unidade de volume (e mesmo não sendo do mesmo tipo) praticam a mesma pressão osmótica e são isotônicas. Nesse caso, o fluxo de água é proporcional nos dois sentidos, caso sejam separadas por uma membrana.

Se comparadas soluções com concentrações diferentes, aquela que mais possui soluto tem maior pressão osmótica e é hipertônica; enquanto que a de menor concentração de soluto tem menor pressão osmótica e é chamada de hipotônica. Nessas situações, se separadas por uma membrana, a solução hipotônica terá maior fluxo de água do que a hipertônica.

O significado de Osmose está na categoria Significados