Significado de Ostentação

O que é Ostentação

Ostentação é classificado como um substantivo feminino. O termo vem do verbo ostentar, que por sua vez, se originou do Latim ostendere, que é formado por ob-, “à frente” e tendere, “alongar, esticar”.

O que é Ostentação:

O significado de Ostentação é a ação ou atitude de ostentar. Isso quer dizer que é se apresentar ou se mostrar com vaidade, orgulho e presunção algo relacionado a si mesmo, bem como bens, direitos ou propriedades.

A ostentação define o efeito de uma pessoa exibicionista. É aquele indivíduo que exalta o que tem, o que é e o que já fez.

Ostentação é riqueza, pompa, é uma expressão de luxo, é uma necessidade que algumas pessoas têm em mostrar luxo ou riqueza. É um comportamento, exibição de ações ou qualidades próprias: é a ostentação de si próprio.

Por exemplo: “Parece que ele vive em constante ostentação, porém considero isto uma exibição vã ou inútil demais para discutir.”

É muito comum encontrar o termo ostentação em músicas de funk, especialmente o próprio gênero funk ostentação – uma vertente do funk paulista que aborda temas relacionados ao consumo e a ação de ostentar (as músicas falam sobre carros, bebidas, objetos de valor em geral, além de citar as mulheres). São nomes deste estilo musical: Mc Gui, Mc Guimê e Catra.

É claro que o termo ostentação pode apresentar outro significado, indicando características aparentemente não visíveis, ou seja, tem o sentido de aspectos positivos de determinada pessoa.

Por exemplo: “Embora sua aparência de megera, a professora ostentava um grande coração.”

Exemplos

São exemplos de frases com o termo ostentação:

“A ostentação de Susana em relação ao seu carro importado está irritando seus amigos.”

“Carlos emoldurou seu diploma da universidade que cursou no exterior e pendurou na sala de estar para que todos vissem. Quanta ostentação!”

“Ela ostentava seu anel de noivado!”

O significado de Ostentação está na categoria Significados