Significado de Ostentar

O que é Ostentar

Ostentar significa mostrar, deixar algo evidente, exibir. Ostentar é uma palavra que pode ser usada em muitos contextos e que algumas vezes pode até ter um sentido pejorativo.

Quando um governo quer convencer os cidadãos de uma cidade, por exemplo, que ela é segura, faz-se um policiamento ostensivo, que visa ostentar a força policial, ou seja, o governo quer exibir, tornar evidente, a todos que têm poder para minimizar a inseguridade através de sua força militar.

No chamado funk ostentação, surgiu uma geração de jovens que faz questão de ostentar suas conquistas materiais em suas músicas e vídeos. Eles mostram, exibem, apresentam o seu gosto pelo luxo e por objetos de valor, por automóveis caros e casas de pompa.

Vemos que qualquer ato em que haja a intenção de revelar algo, de transparecer alguma coisa, de evidenciar, de tornar público o que seja, pode ser considerado como ostentar. Um jovem pode dar uma volta com sua namorada só para ostentar sua conquista; um homem que comprou um carro zero pode querer ostentar seu carro pela vizinhança; uma mulher posta a foto de um prato de comida nas redes sociais por que quer ostentar o tipo de restaurantes que frequenta; ou um soldado pode ostentar o estandarte do rei.

A palavra ostentar ganhar um sentido mais pejorativo porque muitas vezes a ostentação é motivada pelo orgulho. Não é raro alguém se esforçar em ostentar algo, seja de ordem material, emocional ou intelectual, apenas com o intuito de se sentir mais do que os outros, por orgulho ou por pura vaidade.

O significado de Ostentar está na categoria Significados