Significado de Otimização

O que é Otimização

Otimização é o processo de otimizar, de tornar ótimo. É a busca da excelência. Nesse processo são utilizados métodos para selecionar as melhores alternativas com a intenção de obter o aproveitamento de recursos no seu ponto máximo.

A otimização pode ser aplicada em diversas áreas e atividades, e todas elas com o mesmo objetivo: tornar mais eficiente seus recursos visando a excelência de seus resultados.

Na área de tecnologia, visa reduzir o tempo de execução de tarefas de determinado sistema. Na internet, a otimização é sugerida para melhorar a classificação e rankeamento de sites.

Em processos, são utilizadas metodologias para a melhoria de um processo de produção. Na administração, a otimização é utilizada para conduzir a avaliação de recursos, custos, produtividade, entre outros.

É importante lembrar que a construção do planejamento estratégico dessas áreas deve se adequar aos objetivos da otimização, dessa forma a gestão dos recursos é mais eficaz, uma vez que os pontos a serem melhorados são conhecidos.

Portando, o significado de otimização é aprimorar qualquer recurso ou atividade até o seu ponto máximo suportado, sendo esse limite estabelecido pelo seu próprio campo de atuação.

SEO e SEM

A utilização de métodos e técnicas de otimização possibilitam aos sites melhores desempenhos, ou seja, aumento de visitas e exposição dentro de um sistema de busca, como o Google. Os métodos mais conhecidos e utilizados para otimização nesse caso são as técnicas de SEO e SEM.

SEM (Search Engine Marketing), em português é conhecido como Marketing de Busca e é uma estratégia de marketing digital cujo objetivo é fazer com que um site obtenha as melhores posições nos mecanismos de busca através de links patrocinados ou mesmo buscas orgânicas, dessa maneira, aumentando o tráfego e a visibilidade do site.

SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como Otimização para Mecanismos de Buscas, oferece um conjunto de práticas que busca otimizar o desempenho de um site. Seu principal objetivo é posicioná-lo nas primeiras páginas através de ações de melhoria de estrutura do site, desde layout, linguagem, palavras-chave, textos e imagens.

É importante ressaltar que, mesmo conhecendo esses métodos de otimização, é primordial o conhecimento das regras de conduta desses mecanismos de busca para que essas estratégias alcancem os resultados almejados.

Otimização e ergonomia

A ergonomia é a disciplina da ciência que estuda a relação entre um indivíduo e seu ambiente de trabalho, no qual existe interação entre o homem e as máquinas.

O principal objetivo da ergonomia é incrementar técnicas de otimização do ambiente de trabalho, proporcionando bem estar ao trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.

A otimização na ergonomia busca como ações principais a segurança e prevenção de acidentes no trabalho. Nesse sentido, cria ambientes de trabalho adequados às necessidades de cada profissional, levando em consideração a jornada de trabalho.

O significado de Otimização está na categoria Significados