Significado de Otome

O que é Otome

Otome é uma expressão com origem na língua japonesa. 

O que é Otome?

O significado de Otome, de forma literal, é moça virgem, donzela, senhorita ou delicada. Ou seja, otome é uma menina tanto comportada como educada. O contexto, quando alterado, pode trazer outro significado a otome: princesa.

Em diversos países ocidentais, como o Brasil, otome se tornou uma palavra com significado muito diferente da definição japonesa original.

Para esses países, a palavra otome é vista como o termo feminino para otaku. Nesse caso, otome tem como significa as meninas/garotas que são fãs de mangás (revistas em quadrinho do Japão) e animês (desenhos animados), bem como fãs da cultura popular japonesa.  

Otomes e Otakus

Para curiosidade, otaku é um termo tanto usado para feminino e masculino, para definir pessoas que são fãs extremistas de algo. Já no Ocidente, otaku também tem definição errônea, de modo que é visto como uma pessoa que é fã de mangás, animês e da cultura japonesa.

No Japão, otaku – graças a obsessão existente por um hobby ou outra atividade – é visto como uma pessoa que gosta de se isolar da sociedade, podendo até apresentar sintomas de fobia social, especialmente quando o seu comportamento isolado chega ao máximo.Por isso, o termo otaku, no Japão, pode ser associado com uma pessoa que possui comportamentos antissociais, bem como pela falta de higiene e cuidados pessoais.

A relação entre otome e otaku, para o Ocidente, tem associação com uma rua existente em Tóquio, no Japão: a Otome Road. Essa rua é composta por variadas lojas que vendem produtos sobre animês e mangás, e por isso é destinada aos otakus, vendo-se frequentemente meninas também comparecendo a essa rua e aproveitando as mercadorias vendidas.

Geralmente, essas meninas comparecem à Otome Road para adquirir Yaois, divisão de mangás e animês que possuem uma trama com relações homossexuais dos personagens, normalmente masculinos. Assim, esse termo ficou definido, de forma incorreta no Ocidente, para meninos e meninas que são fãs de animês e mangás.

A popularização do termo otaku, no Brasil, aconteceu através da primeira revista especializada de mangás e animês no país: a Animax. Nesta revista, houve a utilização da palavra otaku como uma referência para as pessoas que gostavam de quadrinhos e animações japonesas – sendo que a visão negativa dos japoneses sobre os otakus também nunca foi citada. 

O mercado otaku (produtos destinados aos otakus, como animês e mangás) possui alta popularidade e rentabilidade no Japão. 
 

O significado de Otome está na categoria Significados