Significado de Outrora

O que é Outrora

Outrora é uma palavra que na língua portuguesa é classificada como um advérbio e que etimologicamente é construída a partir da junção das palavras “outra” e “hora”. A palavra outrora é usada como sinônimo de antes, faz referência a algo que se deu num tempo passado, numa outra hora que não a do presente.

Assim, podemos usar outrora como um sinônimo de antigamente, para se referir a algo que se deu num passado longínquo; ou com o significado de em outros tempos, referindo-se a algo que aconteceu num passado não muito distante, mas de datação imprecisa; e ainda outrora pode fazer referência a algo acontecido a pouco tempo, há algumas horas atrás ou mesmo alguns minutos antes.

A palavra outrora não tem uma utilização muito popular, aparecendo com mais frequência em meios cultos ou acadêmicos, em sua substituição é mais comum que apareçam algum de seus sinônimos, tais como as expressões: em tempos remotos, que aconteceu no passado, em tempos antigos, que veio antes; e tais como as palavras: antigamente, antes, ontem, noutrotempo, dantes e antanho.

Algumas frases com o advérbio outrora nos ajudam a entender melhor o seu significado:

“Com esses efeitos especiais digitais, os filmes de super-heróis não conseguem ter o mesmo encanto que tiveram outrora”.

“O senhor disse outrora que eu iria ficar com 10% de comissão sobre as vendas, agora está dizendo que serão 8%, precisamos esclarecer essa história”.

“Ela me lembra uma garota que outrora despertou em mim um sentimento muito semelhante.”

O significado de Outrora está na categoria Significados