Significado de Oxidante

O que é Oxidante

Oxidante é o adjetivo que dá nome a tudo aquilo que oxida. Na Química, oxidante é uma substância que causa oxidação.

A substância oxidante é qualquer elemento que ao se combinar com o oxigênio, perde elétrons. Mas a perda de elétrons não está obrigatoriamente ligada à presença de oxigênio, contudo, sempre que se perde elétrons, o elemento tem um maior estado de oxidação.

Logo, apesar das palavras oxidante e oxidação remeterem bastante à palavra "oxigênio", ele não é necessário para que se tenha esse resultado. Mas antigamente acreditava-se que a oxidação era resultado de uma combinação com o oxigênio e aí está o porquê do nome.

A capacidade que determinada substância tem de perder ou ganhar elétrons é chamada de potencial redox. E as substâncias oxidantes, além de existirem naturalmente, também são criadas pelas indústrias para promoverem alguns benefícios ao homem.

A água oxigenada, por exemplo, que é muito utilizada para mudar a cor de pelos e cabelos, é uma substância oxidante criada por indústrias, bem como as substâncias oxidantes que são aplicadas em piscinas para eliminar elementos contaminantes. Alguns dos oxidantes mais comuns são: ácido nítrico, iodo e permanganato de potássio.

Oxidantes Fotoquímicos

Oxidantes fotoquímicos são os gases poluentes que são formados pelos combustíveis e óxidos de nitrogênio queimados de forma incompleta. Eles contribuem para a poluição da atmosfera e causam um fenômeno chamado smog, que é o acúmulo da poluição do ar nos centros urbanos, que formam uma neblina de fumaça.

Esse tipo de oxidante é ativado pela luz solar e, por esse motivo, recebe o nome fotoquímico ("foto" significa luz).

O significado de Oxidante está na categoria Significados