Significado de Padrasto

O que é Padrasto

Padrasto é um substantivo masculino com origem na palavra em Latim patraster, que significa “homem da mãe”. A palavra patraster, por sua vez, origina-se de patre, que significa “pai”.

O que é Padrasto:

O significado de Padrasto é em relação a alguém que recebe as responsabilidades paternas mesmo que não seja o pai biológico de alguém. As responsabilidades se iniciam no momento em que há o casamento com uma mulher (ou homem, quando for casamento entre pessoas do mesmo sexo) que já possua filhos de relacionamentos anteriores.

Para que seja considerado padrasto, o pai biológico precisar estar ausente, morto ou que tenha abandonado o filho. Dessa forma, o padrasto é visto como o pai substituto da atual companheira (ou companheiro) e tem os filhos denominados de enteados, devendo auxiliar na criação e no sustento.

No idioma inglês, stepfather é a tradução de padrasto.

Há muita confusão no momento da grafia da palavra padrasto, inclusive no momento da fala. Muitas pessoas acabam escrevendo padastro, mas essa não é a maneira correta. A correta é padrasto, com a consoante “r” na segunda sílaba do termo (pa-dras-to).

É curioso saber que todas as palavras que possuem origem no termo patre têm a sílaba com as consoantes “dr” juntas ao ter a palavra para a língua portuguesa. Exemplos: compadre, padre e padrinho.

Ao falar de forma cultural tem-se uma visão muito depreciativa da figura do padrasto, pois diz-se que ele é uma pessoa má e que maltrata os filhos. Essa visão cultural também pode abordar a figura das madrastas: as mães substitutas.

O significado de Padrasto está na categoria Significados