Significado de Pai

O que é Pai

Pai é o ser humano ou animal que tem um ou mais filhos. Pai é o mesmo que genitor, a figura masculina que juntamente com a mãe, a figura feminina, gera e/ou cria um ou mais filhos.

Vemos que o significado de pai, biologicamente, refere-se a quem dá a contribuição masculina para a geração de um novo ser ou filho. No entanto, o sentido da palavra pai tem uma amplitude maior em nossa cultura, de modo que um homem que cria um filho, mesmo que este não seja biológico, pode ser chamado de pai.

Pai é um substantivo masculino que deriva do latim pater. Dessa mesma raiz temos a palavra padre, que séculos atrás tinha o mesmo sentido que a palavra pai tem hoje. Atualmente, em português, a palavra padre refere-se ao sacerdote da igreja Católica, contudo, no espanhol, padre significa o mesmo que pai.

Em nossa sociedade, espera-se que um pai seja muito mais do que o gerador de um novo ser ou aquele que dá sustento a um filho Espera-se que essa figura masculina proteja e dê amor ao filho, que o eduque de modo a poder enfrentar com segurança os desafios da vida e a conviver em sociedade respeitando o próximo e contribuindo para o bem comum.

Um outro sentido que a palavra pai tem é aquele que pode ser sinônimo de criador. Um cientista que cria um novo método de pesquisa é o pai desse método, por exemplo, Gregor Johann Mendel é o pai da genética, Antoine Laurent de Lavoisier é o pai da química moderna.

O termo pai também é comumente usado no ocidente como sinônimo de Deus. Quando a palavra pai é usada para referir-se a Deus esta é escrita com letras maiúsculas e muitas vezes aparece em algumas expressões tais como Pai do Céu, Pai Eterno, Pai Nosso, Pai Celestial e etc.

Pai Nosso

Um dos grandes exemplos da utilização da palavra pai como sinônimo de Deus está na oração do Pai Nosso. A oração, de acordo com a Bíblia, foi ensinada pelo próprio Jesus a seus discípulos, como está descrito em Mateus 6:9-13.

O significado de Pai está na categoria Significados