Significado de Pajé

O que é Pajé

Pajé é um conceito utilizado para fazer referência ao orientador, feiticeiro, curandeiro e lider espiritual de uma tribo indígena. A palavra provém dos povos tupi-guarani. Considera-se o pajé a figura mais importante da tribo indígena brasileira.

Podemos associar os significados à pessoa que mais se confia e se pede auxílio na comunidade.

O que é pajé:

Pajé tem como os significados:

  • Curandeiro
  • Feiticeiro
  • Intermediário espiritual

Tradicionalmente, o pajé é um ancião que tem poderes sobrenaturais, capaz de fazer previsões do futuro, curar doenças da tribo e expulsar espíritos malignos.

Sendo o pajé também conhecido como o médico da tribo, este usa técnicas de banhos, massagens e cirurgias para curar as pessoas do povo indígena. 

Para obter todos os significados que tem, é necessário dominar também o conhecimento dos medicamentos naturais, tendo como base as raízes, as ervas medicinais, as sementes e as matérias animais e minerais.

A tribo indígena acreditava que apenas o curandeiro podia e conseguia curar doenças de origem física ou espirituais.

Acreditava-se também que os pajés podiam entrar em comunicação com os espíritos da floresta e com deuses. Tem o dom de fazer com que chova, melhorando a agricultura, e o poder de melhorar as caças e as pescas do povo indígena.

Fazendo o ritual chamado “pajalança”, o médico da tribo tirava das ervas e plantas da floresta o necessário para curar ou solucionar problemas espirituais, entrando em contato com os espíritos anciões.

Tendo em atenção os significados da palavra indígena, esta tem como significados índios, ou do que deles provém.

Não podemos deixar de analisar o significado da palavra indígena, que vem do latim “indigena”, que designava aquele que tem origem no país que estamos falando.

Assim sendo, indígena refere-se ao habitante que tem origem no território em que habita originalmente.

Podemos considerar uma população indígena quando se acredita que o seu usufruto no território em questão é anterior ao de outros povos (por exemplo, os indígenas americano-ameríndios face aos povos da europa, ou seus descendentes) desde que sua presença seja duradoura e estável.

Pajé / cacique:

Os pajés são curandeiros, além de líderes espirituais dos índios, enquanto os caciques estão associados a chefes políticos e chefes administrativos do povo.

Os caciques, tal como o pajés, são fundamentais para o bom funcionamento da tribo, os quais são responsáveis por manter a ordem da comunidade.

Sendo assim, graças aos pajés e aos caciques, a tribo mantinha a paz e a segurança necessária para uma vida serena e saudável a nível físico e espiritual, sem grandes preocupações.

O significado de Pajé está na categoria Significados