Significado de Panelaço

O que é Panelaço

Panelaço é um substantivo masculino. Pode-se perceber que o termo vem da junção de “panela” e “aço”. Panela vem do Grego patane, que significa “raso, prato, liso”, do Indo-Europeu pet-, que quer dizer “espalhar”. Aço vem do Latim aciarium, que significa “aço” ou melhor “ferro temperado para se obter um fio cortante”.

O significado de Panelaço é uma manifestação popular que se classifica como uma forma de protesto, onde os protestantes batem panelas e outros utensílios de metal de cozinha para fazer o máximo de barulho possível.

Normalmente, o foco é protestar contra aspectos negativos de setores como a economia, segurança ou a política no geral, mostrando que a sociedade está insatisfeita e injustiçada com a atual situação daquela determinada nação e exige mudanças reais para proporcionar melhorias.

O panelaço acontece através da organização de grupos sociais que, por compartilharem a mesma insatisfação ou motivos, combinam horários ou locais para que o panelaço ocorra para fazer o barulho característico. O principal meio de comunicação para estas organizações é pela internet.

Esse panelaço tem como objetivo protestar contra algo com o qual não concordam, tornando-se um fenômeno social em 1971, originando-se no Chile como uma forma de protesto contra o governo de Salvador Allende.

Em 2001, aconteceram panelaços na Argentina que pediam o impeachment do presidente Fernando de La Rúa. Em 2012 e 2013, também ocorreram panelaços em território argentino contra o governo de Cristina Kirchner contra problemas como corrupção, insegurança, inflação e outros problemas sérios.

No Brasil, o termo se tornou muito popular quando essa forma de protesto tomou grandes proporções nos pronunciamentos da então presidente Dilma Rousseff, além de servir como um pedido de impeachment contra ela naquela época (durante os anos de 2014 e 2015). Outras razões do panelaço no Brasil foram:

  • Aumento no índice de desemprego,
  • Aumento da inflação,
  • Problemas financeiros do país,
  • Corrupção da Petrobrás e outros órgãos importantes.

No país, muitas pessoas também optam pelos “buzinaços” (manifestações através do uso da buzina), também com o intuito de protestar contra a situação política e atual do país.

Panelaço é também o nome de um programa apresentado por João Gordo que é transmitido por meio do Youtube, no canal próprio desta famosa figura.

O significado de Panelaço está na categoria Significados